Jornadas Jovens Pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais recebe propostas de apresentadores

Os 30 pesquisadores selecionados participarão de mesas-redondas durante uma das três manhãs do evento, no final de abril deste ano

A Embaixada da França no Brasil e a Universidade de Brasília (UnB) recebem, até o dia 23 deste mês, candidaturas para apresentações na 3ª edição das “Jornadas Jovens pesquisadores em Ciências Humanas e Sociais (CHS): Olhares Cruzados França-Brasil”. O evento, a ser realizado presencialmente no fim de abril deste ano, permitirá a jovens pesquisadores apresentarem seus projetos de pesquisa em andamento ou até mesmo os trabalhos já defendidos entre 2019 e 2022. Os 30 pesquisadores selecionados participarão de mesas-redondas durante uma das três manhãs do evento.

São elegíveis pesquisadores brasileiros e franceses regularmente matriculados em mestrados, doutorados ou pós-doutorados em universidades brasileiras ou francesas, que tenham até 40 anos e possuam projeto de pesquisa sobre a França (para brasileiros) ou sobre o Brasil (para os franceses), em uma das seguintes áreas de conhecimento: Filosofia, Linguística, Literatura, História, Geografia, Sociologia, Antropologia, Psicologia, Ciência Política, Relações Internacionais, Economia e Direito.

O comitê organizador dedicará atenção especial a pesquisas com foco nos seguintes temas:
- Desigualdade, globalização e seus efeitos na sociedade contemporânea;
- Cultura, diversidade, práticas sociais e a afirmação de direitos;
- Questões contemporâneas: saúde, dinâmica social e desenvolvimento; e
- Desporto, identidade de gênero e inclusão social.

Para participar, basta preencher um formulário on-line disponível no site do consulado e enviá-lo ao e-mail shsjeuneschercheurs@gmail.com, junto com a documentação adicional solicitada.

Data da última modificação: 06/01/2023, 13:55