I Internationalization Summit da UFPE debate a internacionalização universitária e oportunidades de estudos

Evento contou com palestras virtuais e presenciais, no Auditório João Alfredo, na Reitoria

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE realizou ontem (12) o I Internationalization Summit da UFPE, como parte das comemorações pelos 25 anos de existência da diretoria. O evento teve o objetivo de promover o debate de alguns aspectos da internacionalização entre discentes e docentes, abordando questões como o currículo universitário e oportunidades de estudo no exterior.

Foto: Mariana Alves
Alunos puderam conhecer oportunidades de intercâmbio

O evento foi iniciado com uma palestra virtual sobre internacionalização do currículo universitário, realizada por Doris Hernández Dukova, diretora de Relações Interinstitucionais e Internacionais da Escola Tecnológica Instituto Técnico Central, de Bogotá (Colômbia) e por Felipe Álvarez Salgado, chefe da Unidade de Serviços ao Estudante do Instituto Tecnológico Superior de Calkiní (México). Os palestrantes abordaram temas como a mobilidade acadêmica, a importância de dominar um segundo idioma e iniciativas de clases espejo (classes espelho), de mobilidade virtual.

À tarde, foi realizada uma série de palestras no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. Na Roda de Diálogo, as estudantes Letícia de Melo, Danúbia Souza e Bruna Brilhante discutiram as a importância da mobilidade para a formação acadêmica e pessoal, falando sobre suas experiências pessoais na Colômbia, Portugal e na França e oferecendo dicas aos estudantes que desejam realizar intercâmbios. “O planejamento é fundamental, seja acadêmico – manter boas notas – seja financeiro”, pontuou Danúbia, que destacou o período que passou na Universidade de Coimbra como um dos melhores de sua vida.

Em seguida, foram apresentadas oportunidades e dicas – inclusive de como buscar bolsas de estudos – para os estudantes que desejam realizar mobilidades ou formações completas na França (Leticia de Pontes Vieira - Campus France), na Alemanha (Ben Beier – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) e Itália (Juliana Haas – leitora de italiano da UFPE).

O encerramento se deu com o Bla Bla Café, promovido pela Coordenação de Línguas para a Internacionalização (Cling), um evento de conversação livre e espontânea, no qual os participantes puderam interagir em quatro idiomas e fazer novas amizades enquanto aproveitavam um coffee break.

O evento possui previsão de ocorrer semestralmente, com novas atividades a cada edição. O diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis Diniz, ressalta que iniciativas desta natureza devem fazer parte do calendário acadêmico para provocar o debate acerca da internacionalização e os desdobramentos para os cursos, departamentos, programas de pós-graduação, extensão, cultura e inovação.

Ele afirma ainda que o Summit impulsiona novos horizontes e novas dinâmicas e é fundamental a DRI promover a autoanálise do seu papel e sua relação com as demais unidades da UFPE. “Ao completar 25 anos desde a sua concepção, a Diretoria de Relações Internacionais da UFPE sinaliza as mudanças do seu tempo e aponta para uma visão de internacionalização mais inclusiva, afirmativa e decolonial, valorizando as relações sul-sul, os Brics e uma perspectiva de institucionalização de convênios e parcerias”, conclui o diretor. Madson Góis destaca ainda as novas frentes de atuação da DRI – com editais de apoio diversos e a Cling –, que têm redimensionando a internacionalização universitária, inclusive com um olhar voltado para sustentabilidade e a agenda 2030.
Data da última modificação: 16/05/2022, 17:14