Notícias Notícias

Voltar

HC e Hemope se unem para nova campanha de doação de sangue

A ação visa aumentar o número de doações e fortalecer a cultura de doação de sangue

O Hospital das Clínicas da UFPE promove a sua sexta campanha de doação de sangue, nas próximas quarta-feira (30) e quinta (1º), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. A ação é uma parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) e será aberta para o público em geral, que poderá doar na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC, próximo à Reumatologia. Quem quiser agendar a sua doação pode fazer por este link. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A campanha de doação de sangue todos os anos representa um marco no HC. É um momento em que a Comissão Pró-Sangue fomenta nas comunidades interna e externa a necessidade de olhar para a doação como um tema estratégico na formação dos profissionais e na assistência direta ao usuário”, conta a assistente social do HC e membro da comissão Pró-Sangue, Renata Severo.

O mês de novembro foi escolhido para falar sobre a doação de sangue por conta da baixa no estoque em Pernambuco. Por isso, a Comissão Pró-Sangue do HC e Hemope buscam não só aumentar o número de doações neste momento, mas também fortalecer a cultura de doação de sangue para que o ato aconteça periodicamente. “O principal objetivo é aumentar a oferta de hemocomponentes. Além disso, desejamos sensibilizar usuários e profissionais acerca da importância da doação de sangue, provocar mudanças nos protocolos institucionais em que se estimula a prática constante da captação de doadores, fidelizar doadores na comunidade interna e de áreas próximas ao HC”, explica Renata Severo.

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar acima de 50 kg. Além disso, é recomendado que o doador tenha repousado, no mínimo, seis horas na noite anterior, não ter ingerido álcool 12 horas antes da doação, não fumar (três horas antes) ou estar em jejum. “É importante destacar que todos e todas podem participar da doação. Mesmo aqueles com impedimentos de forma direta podem contribuir no estímulo à captação, difundindo informações e estimulando quem pode doar e participar”, ressalta a profissional.

Na última campanha, o HC bateu o seu recorde em doações, arrecadando 180 bolsas de sangue. A quantia, além de ter auxiliado a abastecer o estoque do hemocentro, pôde ajudar até 720 pessoas.

Data da última modificação: 29/11/2022, 14:21