Notícias Notícias

Voltar

HC e Hemope iniciam campanha de doação de sangue hoje (30)

O evento prossegue amanhã (1°), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h, no térreo do HC

A 6ª campanha de doação de sangue do Hospital das Clínicas da UFPE em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco) teve início na manhã de hoje (30), na Unidade de Reabilitação do HC, localizado no térreo do prédio, próximo à Reumatologia. A ação prosseguirá amanhã (1º), das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Fotos: Unidade de Comunicação do HC-UFPE/Ebserh

Equipe que organiza a campanha, ao lado do reitor e do superintendente do HC

A assistente social do hospital Marcelle Nogueira, que também faz parte da Comissão Pró-Sangue do HC, comentou sobre os principais objetivos da campanha. “Ajudar o Hemope na regularização do estoque de sangue e ampliar a campanha de sensibilização da comunidade do HC sobre a agenda e importância da doação de sangue de forma recorrente. Assim, podemos acolher e melhorar a assistência dos nossos usuários”, destacou.

O fonoaudiólogo Avelino Aguiar, da equipe multiprofissional do HC, mencionou que já é doador há quatro anos e que essa é a terceira vez que participa da campanha. O profissional foi o primeiro a doar sangue e falou sobre a importância de realizar esse ato de solidariedade. “É interessante ter empatia pelo próximo, pensar na coletividade e pensar que essa doação beneficiará outras pessoas”, disse.

O evento contou também com a presença do reitor da UFPE, Alfredo Gomes, que convocou toda a comunidade acadêmica e sociedade para colaborar com a campanha de doação de sangue do HC. “Venham participar, hoje e amanhã (quarta e quinta-feira), da doação e colaborar com os estoques de sangue do Hemope, que estão muito baixos. É necessário o compromisso da comunidade e da sociedade em fazer essa entrega e apoiar esse belíssimo movimento”, afirmou ele. Assista aqui o chamamento que o reitor fez e que está disponível no Instagram do HC. 

O superintendente do HC, Filipe Carrilho, também esteve presente e parabenizou a todos pela iniciativa. “É muito gratificante ver no fim de uma campanha como essa os resultados, como vimos na campanha anterior, que tivemos o maior número de doadores. A nossa expectativa agora é que o número aumente. Parabenizar também a todos que se propuseram a vir por um ato tão humanístico”.

Doações vão ajudar a repor o estoque do hospital e do Hemope

Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Além disso, recomenda-se que o candidato evite fumar (3 horas antes), beber (12 horas antes), ingerir alimentos gordurosos (3 horas antes) ou estar em jejum.

Data da última modificação: 30/11/2022, 14:40