Fulbright oferece mais de 80 bolsas de estudos nos EUA

Doze programas diferentes estão com inscrições abertas até o dia 1º de agosto

A Comissão Fulbright no Brasil oferta mais de 70 bolsas em 12 programas diferentes em universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e destinam-se a brasileiros recém-formados em Letras, roteiristas, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. As candidaturas a todos os programas estão abertas até o dia 1º de agosto, no site da Fulbright Brasil. As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA e visto J1.

Editais abertos

Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 30 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2023 e término em abril/maio do ano seguinte.

Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 15 bolsas de nove meses de duração para jovens graduados em Letras (português-inglês) ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse dos FLTAs.

Professor/pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a dez bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.

Professor/ pesquisador júnior: O programa oferece até dez bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. O programa tem duração de três ou quatro meses.

Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador, com destacada atuação em sua área, para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como Humanidades; Ciência; Ciências Sociais; Artes, Direito; Biomedicina; Saúde Pública; Enfermagem e Administração.

Cátedra em Saúde Global na University of New Jersey, Rutgers: oportunidade de ensino e pesquisa na área de saúde global para professores e pesquisadores brasileiros.

Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizar pesquisa e ministrarem aulas.

Cátedra em STEM na University of California, Davis: oportunidade para professores e pesquisadores destacados nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática realizar pesquisa e ministrar aulas.

Cátedra em pesquisa sobre câncer no M.D. Anderson Cancer Center: oportunidade para passar um semestre acadêmico pesquisando no centro de tratamento e pesquisa de câncer.

Cátedra em Artes, Ciências Humanas e Sociais em Yale: oportunidade para professores e pesquisadores com comprovada experiência para realizar pesquisa e/ou lecionar uma disciplina para pós-graduação ou graduação avançada.

Cátedra em estudos interdisciplinares em Economia Agrícola em Purdue: oportunidade para passar um semestre acadêmico lecionando e pesquisando na instituição.

Cátedra em Ciência de Materiais e Nanoengenharia na Rice University: para professores e pesquisadores com comprovada experiência na área de Física de Materiais e/ou Química de Materiais.

Data da última modificação: 28/06/2022, 18:48