Formação de professores e o ensino de arte na Suíça será tema de palestra no Centro de Educação

A palestrante Ana-Vanêssa Lucena fez o curso de Educação Artística – licenciatura na UFPE e mestrado em Artes na Université de Neuchâtel/Suíça

Na próxima quinta-feira (11), das 16h às 18h, será realizada no Anfiteatro Iracema Pires, do Centro de Educação (CE) da UFPE, a palestra “Ensino/Aprendizagem da Arte na Suíça: Um olhar a partir da formação dos professores”, proferida pela professora Ana-Vanêssa Lucena, da Faculdade Pedagógica de Formação de Professores de Bejune, da Suíça.

Uso de novas tecnologias será abordado pela professor Ana-Vanêssa

A atividade é promovida pelo Grupo de Formação de Professores, Arte e Inclusão (Gefai) e pelo Grupo Interdisciplinar de Estudos em Representação Social e Educação (Girese), coordenado pelo professor Everson Melquiades e pela professora Rejane Dias, em parceria com a Escolinha de Arte do Recife e a Associação Nordestina de Arte/Educadores (Anarte-PE).

PALESTRANTE – Ana-Vanêssa Lucena fez o curso de licenciatura em Educação Artística na UFPE e mestrado em Artes na Université de Neuchâtel/Suíça (2006). É professora em didática das atividades artísticas na Haute École Pédagogique dos cantões de Berna francesa, Jura e Neuchâtel na Suíça. Nos últimos cinco anos, seu trabalho se concentrou na formação de professores em mediação cultural e no uso de novas tecnologias. Estes estudos são liderados pelo HEP-Bejune e realizados em conjunto com o Museu de Belas Artes da cidade de La Chaux-de-Fonds (CH) e com artistas regionais. Eles fazem parte do vínculo entre a formação de futuros professores, o desenvolvimento de novos recursos artísticos, a parceria entre escolas e museus e a aplicação de tablets táteis como ferramenta de ensino. Esses estudos abordam questões relacionadas com a formação inicial de professores na didática das atividades artísticas e das TIC.

Mais informações:
Professor Everson Melquiades