Notícias Notícias

Voltar

Experiência em contratualização e regulação do HC é apresentada em congresso de saúde coletiva

Os funcionários do hospital perceberam a necessidade de implantar uma estrutura que aumente as vagas e provoque a ampliação da rede de atenção

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é objeto de estudo em trabalho sobre relato de experiência em saúde coletiva. O projeto intitulado “Regulação em Saúde: em defesa do princípio finalístico da equidade” foi apresentado no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado de 19 a 24 de novembro de 2022, na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Salvador (BA), que teve como tema “Democracia é Saúde: diversidade, equidade e justiça social”.

Foto: Unidade de Comunicação do HC-UFPE/Ebserh

Servidores do HC-UFPE no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

De autoria de quatro servidores do HC-UFPE – Priscilla Viégas, Edinaldo Brito, Geane Chaves e Michelle Ribeiro –, o trabalho objetivou mostrar a experiência do Setor de Contratualização e Regulação (STCOR), de um hospital universitário, na ampliação do acesso ambulatorial tendo em vista um dos princípios do SUS: a equidade.

“O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva aconteceu em um contexto extremamente relevante para o País, na medida em que nele foram feitos debates, reflexões e propostas que podem ser incorporadas à agenda da Saúde Pública dos próximos governos, tanto na esfera federal quanto nas estaduais ou municipais. Dessa forma, a participação de servidores do HC-UFPE neste evento é de importância fundamental pela oportunidade de contribuirmos para a construção e redirecionamento de políticas públicas estratégicas para o Brasil”, explicou o chefe do STCOR do HC, Edinaldo Brito.

O projeto iniciou com um mapeamento das especialidades do hospital a fim de saber quais delas tinham mais fila de espera e com a construção de documento que traga a capacidade instalada de atendimento por clínica. A partir disso, tendo em vista as dificuldades de marcação para especialistas nos territórios, perceberam a necessidade de priorizar e instrumentalizar a regulação nos serviços, implementando uma estrutura que aumente as vagas e provoque a ampliação da rede de atenção, que é uma necessidade, uma urgência, segundo o trabalho apresentado.

Data da última modificação: 22/12/2022, 11:54