Mestre pela UFPE ganha importante prêmio do IEEE na área de Fotônica

A cerimônia de premiação foi realizada em Vancouver, no Canadá

O estudante pernambucano Pedro Jorge Freire de Carvalho Souza recebeu o prêmio da Sociedade de Fotônica IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) na categoria 2022 PhD Student pela sua pesquisa com inteligência artificial e fotônica. O trabalho de título “Machine learning techniques to motivate nonlinear impairments in optical fiber systems”, garantiu ao estudante uma bolsa de estudos de pós-graduação em sua área de pesquisa na Universidade de Aston, na Inglaterra. A premiação é voltada para estudantes da pós que procuram desenvolver pesquisas na área de fotônica por meio do programa Graduate Student Scholarship Program, organizado pelo IEEE.

Pedro Jorge garantiu bolsa de estudos na Inglaterra

A cerimônia foi realizada em Vancouver, no Canadá, no dia 14 de novembro. Para Pedro, o prêmio é uma resposta positiva a sua trajetória acadêmica e confirma sua percepção de que a inovadora pesquisa na área vem trazendo bons resultados. Ele comenta que “durante esses três anos eu não fui só criando conhecimento novo, mas também, preparando pessoas que possam atuar nesse segmento de aplicação de inteligência artificial em telecomunicações”. Com otimismo, o estudante e pesquisador ressalta a importância que as pesquisas possuem para estreitar cada vez mais os laços de produção de conhecimento entre os países Brasil e Inglaterra.

O estudante foi bolsista do programa de Iniciação Científica da Facepe, orientado pelo professor Joaquim F. Martins Filho, do Departamento de Eletrônica e Sistemas (DES), entre 2012 e 2013; finalizou a graduação em Engenharia Eletrônica na UFPE em 2016 e fez mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFPE, orientado pelo professor Raul Camelo Almeida Jr, também do departamento.

Data da última modificação: 29/12/2022, 12:52