Notícias Notícias

Voltar

Especialista do HC destaca a importância da doação de leite humano

HC é um dos centros de Pernambuco aptos a receber essa doação por meio de seu Banco de Leite Humano

Alimento mais completo para o bebê de até seis meses de vida, o leite humano é perfeito do ponto de vista nutricional ao mesmo tempo em que fornece proteção imunológica contra doenças infecciosas. Mas, em determinados casos, nem todas as mamães podem amamentar seus filhos, principalmente, os que nascem prematuramente. Para esses momentos, entra em cena a doação de leite humano, que tem o 19 de maio como o Dia Mundial e Nacional e o período de 16 a 20 deste mês como a Semana Nacional de Doação de Leite Humano, datas criadas para gerar a sensibilização na sociedade para o tema. O Hospital das Clínicas da UFPE é um dos centros de Pernambuco aptos a receber essa doação por meio de seu Banco de Leite Humano.
 
“O leite doado vai alimentar os bebês prematuros cujas mães não conseguem amamentar, ajudando na recuperação deles e diminuindo a possibilidade de doenças infecciosas graves e reduzindo o tempo de internamento. É uma dose não só de alimento, mas também de imunidade. A doação também é benéfica para as doadoras porque o ato evita as complicações do acúmulo de leite nas mamas e também ajuda a manter a produção de leite para os seus filhos”, explica a enfermeira do Banco de Leite Humano do HC Natália Coutinho.
 
A especialista explica ainda que as mulheres aptas a realizar a doação são as que estão amamentando, têm excedente de leite, estão com boa condição de saúde (atestada por exames atualizados) e não fazem uso de determinados medicamentos que impeçam a doação.
 
Além disso, é necessário adotar alguns cuidados, sobretudo de higiene e de armazenamento (ver dicas abaixo). “O HC conta com uma equipe que realiza semanalmente o transporte do leite humano buscando na casa das doadoras externas por meio de caixas térmicas com controle de temperatura para preservar o alimento e fornecendo os recipientes às doadoras para novas coletas. Por causa de todos esses cuidados com a preservação do leite, a doadora não deve trazê-lo, mas sim uma equipe técnica”, completa Natália Coutinho.
 
A enfermeira da Unidade Neonatal do HC Camila Rodrigues relata sua experiência “desafiadora e muito gratificante” como doadora. Ela, que alimentou seu filho exclusivamente com leito materno até os seis meses de idade, afirma que ficou extremamente feliz por poder contribuir. “Cada vidrinho de leite doado era uma vitória e eu sou muito grata a toda a equipe do Banco de Leite por ter me ajudado nessa missão”, diz Camila.
 
Internada no HC com o seu bebê Samuel Nicolas, nascido com 32 semanas e 4 dias de gestação, a mamãe Vitória Pereira, de 20 anos, moradora da sertaneja Arcoverde (distante 250 quilômetros do Recife) sabe bem a importância da doação. “A amamentação é um ato de amor e muito natural. Algumas mães têm dificuldade de amamentar, por isso cada doação de leite se torna muito importante porque as crianças precisam dos nutrientes do leite natural. A doação ajuda a salvar vidas”, afirma Vitória.
 
Para mais informações e para se cadastrar como doadora, o telefone do Banco de Leite Humano do HC é o (81) 2126.3831.
 
Confira os passos para doar leite materno
 
Preparo do frasco para guardar o leite materno:
– Lave um frasco de vidro de boca larga com tampa de plástico (do tipo café solúvel), retirando o rótulo e o papel de dentro da tampa;
– Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água;
– Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
– Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar; e
– Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa. O ideal é deixar vários frascos preparados.
 
Higiene pessoal antes de iniciar a coleta do leite materno:
– Use uma touca ou um lenço para cobrir os cabelos;
– Coloque uma fralda de pano ou uma máscara sobre o nariz e a boca;
– Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
– Lave as mamas apenas com água; e
– Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.
 
Local adequado para retirar o leite materno:
– Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo;
– Forre uma mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa; e
– Evite conversar durante a retirada do leite.
 
Como retirar o leite das mamas:
– Massageie as mamas com a ponta dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da parte escura (aréola) para o corpo;
– Coloque o polegar acima da linha em que acaba a aréola;
– Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola;
– Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;
– Aperte o polegar contra os outros dedos até sair o leite;
– Despreze os primeiros jatos ou gotas;
– Abra o frasco e coloque a tampa sobre a mesa, forrada com um pano limpo, com a abertura para cima; e
– Colha o leite no frasco, colocando-o debaixo da aréola. Após terminar a coleta, feche bem o frasco.
 
Como guardar o leite materno coletado:
– Anote na tampa a data e a hora em que realizou a primeira coleta do leite e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou no congelador;
– Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento;
– Para completar o volume de leite no frasco já congelado, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Após a fervura, escorra-o, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo até secar; e
– Coloque o leite recém-extraído sobre o que já estava congelado até faltarem dois dedos para encher o frasco, guardando-o imediatamente no freezer ou no congelador.
 
Obs.: O leite humano extraído para doação pode ficar no freezer ou no congelador da geladeira por até dez dias. Nesse período, deverá ser transportado ao banco de leite humano, onde será feita a seleção, classificação, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano pasteurizado.
Data da última modificação: 13/05/2022, 16:04