Notícias Notícias

Voltar

Engenheira Macirleide Duarte, servidora da UFPE, é uma das homenageadas em exposição do Crea-PE

Atualmente, ela ocupa o cargo de chefe da Divisão de Orçamentos na Superintendência de Projetos e Obras (SPO) da UFPE

Com informações da assessoria do Crea-PE

A engenheira civil Macirleide Duarte dos Santos Moura, servidora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é uma das 20 mulheres homenageadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) com a exposição fotográfica Elas em Foco. As imagens podem ser vistas no hall da sede do Crea-PE até o dia 31 deste mês, junto com os perfis de cada uma.

A exposição é realizada pelo segundo ano, no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, e destaca profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências. As homenageadas pertencem a entidades de classe ligadas ao Sistema Confea/Crea e a instituições de ensino e são colaboradoras do Conselho.

“No ano passado, estávamos em estado pandêmico, mas conseguimos celebrar com 14 mulheres. A tendência é ampliar ainda mais a exposição no próximo ano”, afirmou a coordenadora-adjunta do Comitê Mulher no Crea-PE, Giane Camara, na inauguração da mostra.

“Iniciativas como essa ajudam a dar visibilidade para os trabalhos desenvolvidos pelas mulheres em um setor que historicamente é predominantemente masculino e abre a discussão para as dificuldades ainda encontradas pelas mulheres no mercado e nas relações de trabalho. As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço e acredito que essas ações contribuam para consolidação dessas conquistas, incentivando o ingresso de mais mulheres na engenharia e provocando reflexões para evolução do setor e da sociedade como um todo”, avalia Macirleide Duarte, que atualmente ocupa o cargo de chefe da Divisão de Orçamentos na Superintendência de Projetos e Obras (SPO) da UFPE.

Assim como outras homenageadas, ela esteve presente na abertura da exposição. “Fiquei honrada em representar as engenheiras da UFPE, em especial minhas colegas da SPO. Me senti muito feliz pela indicação, pelo reconhecimento do meu trabalho e por poder na abertura da exposição também prestigiar as demais homenageadas. Me formei na Poli-UPE e a representante da Universidade de Pernambuco (UPE) foi minha professora, então partilhar daquele momento com uma profissional que admiro e que fez parte da minha formação foi muito gratificante”, afirmou Macirleide Duarte, que é especialista em Perícia e Auditoria Ambiental.

Em 2013, ela ingressou na UFPE como engenheira-área, atuando inicialmente na fiscalização de obras. Em 2020, compôs a comissão para discutir e analisar a destinação dos resíduos da construção civil na Universidade.

Junto a Macirleide, também são homenageadas nesta edição da mostra: Andrea Florêncio da Silva (Aespe), Carmem Carneiro Lima (AEAMBS), Ceres Duarte Guedes Cabral de Almeida (UFRPE), Cláudia Fernanda da Fonsêca Oliveira (Mútua-PE) Danusa Correia de Araújo (Tesla), Giane Maria de Lira (Aesga), Isabelle M. J. Meunier (CTP), Janaína Teixeira da Silva (Apeef), Janine Souza da Cruz (Assea), Liliana de Almeida Ramos (Crea-PE), Lucila Ester Prado Borges (AGP), Magda Simone Leite Pereira Cruz (AEP-PE), Márcia Cristina de Souza Matos Carneiro (Abeca), Maria da Conceição Justino de Andrade (UPE), Micaella Raíssa Falcão de Moura (Unicap), Olímpia Cássia de Sá Araújo (Anbem), Priscilla Ferreira Martinelli (Ibape), Sheila Cavalcanti Pereira (Abenc) e Silvania Maria da Silva (Senge).

Data da última modificação: 17/03/2023, 15:40