Engenharia Mecânica realiza nova edição do Campeonato de Pontes de Treliça de Macarrão

A competição ocorre no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

Quatro equipes da disciplina de Estática, oferecida pela graduação em Engenharia Mecânica da UFPE, se enfrentam hoje (26), às 15h, no Campeonato de Pontes de Treliça de Macarrão. A competição ocorre no auditório do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG) e tem como objetivo fazer com que os estudantes utilizem conceitos de engenharia para desenvolver uma ponte de treliças de macarrão que consiga suportar o maior peso/carga com o menor peso/material (macarrão). O evento é aberto a toda a comunidade universitária.

As equipes são formadas por estudantes de Engenharia Mecânica, de Materiais e Naval. Cada grupo deverá calcular, projetar e montar suas pontes de acordo com as regras da competição. As estruturas não deverão ter mais de 750 gramas de peso, entre macarrão e cola. No dia do campeonato, será realizado um teste destrutivo para medir a carga máxima que cada uma das pontes pode suportar.

“A equipe cuja ponte conseguir suportar o maior peso/carga com o menor peso/macarrão terá obtido a melhor eficiência da ponte, ficará em primeiro lugar e receberá um prêmio preparado pela equipe organizadora, além de receber a nota máxima da atividade na disciplina”, explica o professor Justo Emílio Alvarez Jácobo, do curso de Engenharia Mecânica da UFPE e responsável pela disciplina.

Data da última modificação: 26/10/2022, 18:35