Notícias Notícias

Voltar

Edital de Cátedras Franco-Brasileiras prorroga inscrições

Iniciativa promove a mobilidade de professores brasileiros e franceses que desenvolvam projetos em parceria

Foram prorrogadas até o dia 28 de fevereiro as inscrições para edital da UFPE dentro do Programa Cátedras Franco-Brasileiras, que tem como objetivo apoiar a formação de novos projetos, sobre temas emergentes, e fortalecer as colaborações de excelência pré-existentes entre equipes acadêmicas francesas e brasileiras. A chamada visa a formação de uma parceria entre um professor da UFPE e um professor de uma instituição francesa conveniada, de modo a promover a acolhida do professor brasileiro na instituição francesa e o professor francês na UFPE, por períodos de 30 a 90 dias. O resultado preliminar será publicado em 15 de março. O edital está disponível aqui. 

O professor da instituição francesa selecionado receberá da UFPE uma bolsa mensal de R$ 10 mil; seguro internacional e passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica, financiados pelo Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Consulado Geral da França em Recife, dentre outros benefícios. O professor da UFPE receberá um auxílio da instituição francesa que irá acolhê-lo, em valor a ser combinado com a própria instituição e passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica, fornecidas pela UFPE. A estadia do professor da instituição francesa na UFPE deverá acontecer entre março e dezembro deste ano e a do professor da UFPE na instituição francesa deverá acontecer entre março de 2023 e agosto de 2024.

São elegíveis para concorrer aos benefícios previstos neste edital:

- professores franceses que possuam um dos seguintes títulos em sua instituição de origem: “Professeurs des Universités”, “Maîtres de conférences”, “Chargésderecherche”, “Directeurs de recherche”, ou “Pesquisadores”; e
- professores titulares, associados ou adjuntos com vínculo ativo na UFPE, que tenham idade inferior a 65 anos, e com previsão de aposentadoria posterior à data de sua estadia na França.

Caso haja interesse do professor brasileiro em formar parceria com um professor de instituição francesa não conveniada será necessário realizar todos os trâmites relativos à formação do convênio entre a UFPE e a instituição de origem do professor na França.

Para candidatar-se, é necessário submeter um projeto com os nomes e áreas de atuação dos professores envolvidos, descrição da proposta, cronograma das atividades de ensino e pesquisa, previsão das datas para as estadias na França e Brasil, além de currículos, passaportes e cartas de anuência da chefia do departamento na UFPE e da instituição francesa. O documento deve contar, no máximo, dez páginas e pode ser redigido em francês, português ou inglês. O dossiê completo deve ser enviado ao e-mail dpq.propesqi@ufpe.br e o assunto deve ser “Cátedra Francesa na UFPE”.

Data da última modificação: 16/01/2023, 14:49