Duas estudantes de Engenharia Biomédica ganham Prêmio Capes Talento Universitário 2022

Catarina Victoria Nascimento de Oliveira e Maria Fernanda Santana da Silva Barros são do 3° período da graduação

As estudantes Catarina Victoria Nascimento de Oliveira e Maria Fernanda Santana da Silva Barros, do 3° período da graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), receberam o Prêmio Capes Talento Universitário 2022. Em sua segunda edição, o prêmio buscou avaliar o conhecimento dos alunos de 1º e 2º período ingressantes no Ensino Superior no ano de 2021 em todo o Brasil. A prova foi aplicada em março e englobou 80 questões de conhecimentos gerais. Os mil candidatos mais bem colocados receberam um certificado e um prêmio de R$ 5 mil cada.

“Toda a experiência no prêmio foi muito enriquecedora para mim. Pude me desafiar em uma prova que tem como objetivo mensurar, nos egressos de 2021 de universidades de todo o Brasil, a capacidade de resolver problemas e aplicar seus conhecimentos de forma geral em 80 questões de múltipla escolha. Dessa maneira, entrei em contato com diferentes áreas além do que já estudo no curso de Engenharia Biomédica, expandindo meus limites e me aproximando de outros tópicos. Fui surpreendida com o resultado final e espero que esta iniciativa da Capes perdure, dando oportunidade para mais estudantes”, afirmou Catarina.

“Participar do Capes Talento Universitário foi uma experiência muito gratificante pra mim. Primeiramente, diria que ser reconhecida ao ganhar o prêmio não só foi importante para me gerar resultados curriculares e representar uma conquista pessoal que me trouxe o benefício financeiro, mas, mais do que tudo isso, foi um passo significativo para elevar a minha autoestima como aluna dentro do ambiente universitário e me motivar a engajar no meio acadêmico, destacou Maria Fernanda.

PRÊMIO – Os objetivos da outorga do Prêmio Capes Talento Universitário 2022, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), foram reconhecer o desempenho dos estudantes que demonstrarem grau destacado de desenvolvimento de competências cognitivas; subsidiar estudos e pesquisas quantitativas e qualitativas que guardem correlacionamento com as competências finalísticas da Capes; e incentivar a formação de discentes ingressantes no Ensino Superior no ano de 2021.

Data da última modificação: 21/07/2022, 17:57