Doutoranda em Ciência da Computação consulta pesquisadores da UFPE sobre Ciência Aberta

Movimento mundial tem por objetivo tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado

A servidora técnico-administrativa Susimery Vila Nova, bibliotecária e doutoranda em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está realizando uma pesquisa para aferir a percepção de pesquisadores da UFPE sobre a temática da Ciência Aberta. O questionário on-line é voltado para professores, estudantes de pós-graduação e técnicos administrativos da instituição que já concluíram ou estão em processo de desenvolvimento de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). O propósito da consulta, que conta com o apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), se concentra em aferir a percepção dos pesquisadores da UFPE sobre a Ciência Aberta, bem como conhecer suas práticas e necessidades informacionais sobre o tema.

“A Ciência Aberta (Open Science) é um movimento mundial que preconiza o acesso aberto, livre de restrições, à informação científica desenvolvida, principalmente, por instituições públicas de ensino superior, de modo a provocar mudanças estruturais e significativas na forma como o conhecimento científico é produzido, organizado, compartilhado e reutilizado. É uma quebra de paradigma no modus operandi de fazer ciência, que resulta numa ciência mais colaborativa, transparente e sustentável”, explica a doutoranda. Ela destaca que o movimento já é consolidado em diversos países, a exemplo da experiência europeia, e que vem ganhando força no Brasil a partir de iniciativas como a da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo órgão de fomento já solicita o Plano de Gestão de Dados (PGD) aos seus pesquisadores.

“A partir desta consulta aos pesquisadores da UFPE, teremos condições de ampliar a compreensão sobre o tema localmente, bem como contribuir na manifestação da percepção dos pesquisadores sobre Ciência Aberta, podendo, inclusive, esses dados servirem de apoio à gestão da instituição para fins de fornecer subsídios para o desenvolvimento de potenciais serviços de amparo ao pesquisador no tocante à gestão de dados científicos na UFPE, tópico importante para as metodologias das pesquisas científicas”, explica.

QUESTIONÁRIO – No estudo, são abordadas questões relacionadas à Ciência Aberta, a Dados de Pesquisa e à Gestão de Dados de Pesquisa. A duração prevista para responder ao questionário é de dez minutos. Todas as perguntas têm como propósito levantar informações relevantes para melhor avaliar o conhecimento dos pesquisadores no que tange à Ciência Aberta. Vale ressaltar que a coleta dos dados e sua consolidação é efetuada de maneira a impossibilitar qualquer identificação do respondente.

Susimery Vila Nova

svnsp@cin.ufpe.br