Dois professores da UFPE são eleitos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Severino Alves Júnior, do DQF/CCEN, e Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do CIn, tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023

Os professores Severino Alves Júnior, do Departamento de Química Fundamental (DQF), do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), e Francisco de Assis Tenório de Carvalho, do Centro de Informática (CIn), da UFPE, foram eleitos, no dia 2 deste mês, para a Academia Brasileira de Ciências (ABC), como novos membros titulares nas áreas de “Ciências Químicas” e “Ciências da Engenharia”, respectivamente.

Os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas a simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.

Segundo o professor Francisco Carvalho, ser eleito para a ABC como membro titular, conquistando uma posição permanente, é uma grande honra pois significa que o seu trabalho entrou em um patamar que é reconhecido como importante dentro da ciência brasileira. É a mais alta distinção que um cientista brasileiro pode almejar em nível nacional, pois é outorgada por acadêmicos da ABC de todas as áreas. E reflete a excelência acadêmica da UFPE proporcionando uma visibilidade muito boa para a ciência pernambucana e para as nossas instituições universitárias.

Para o professor Anderson Gomes, professor do Departamento de Física (DF), membro titular e vice-presidente regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo, é de grande relevância para a UFPE ter mais dois membros eleitos na ABC, demonstrando a excelência da pesquisa realizada por vários dos pesquisadores em atividade na Universidade.

ABC - A Academia Brasileira de Ciências foi criada em 1916 com o principal papel de, por meio da seleção criteriosa de seus membros, estabelecer padrões de excelência no campo da ciência no Brasil. A seleção é baseada em contribuições para a ciência, formação de recursos humanos, reconhecimento internacional, serviços prestados à comunidade científica, entre outros. A ABC possui cerca de 900 membros dos quais 560 são titulares, 176 correspondentes e 148 afiliados. Também publica um periódico revisado por pares: os Anais da Academia Brasileira de Ciências.

Data da última modificação: 14/12/2022, 14:44