Diretor do Centro de Ciências Médicas e ex-superintendente do HC vai receber título de cidadão pernambucano

Solenidade será na próxima quarta-feira (14), às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra

Nascido em Maceió (AL), o médico e professor Luiz Alberto Reis Mattos Júnior, diretor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-superintendente do Hospital das Clínicas (HC), vai receber o título de Cidadão de Pernambuco, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). A solenidade será na próxima quarta-feira (14), às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, localizado no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar (Rua da União, s/nº, Boa Vista). A proposta foi realizada pelo deputado Clodoaldo Magalhães.

Luiz Alberto Mattos é oncologista e professor da UFPE

“À frente da unidade pernambucana da rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o HC foi reconhecido como melhor filial da rede Ebserh na categoria sustentabilidade financeira, mostrando que é possível aliar gestão pública com qualidade e eficiência. Entretanto, o mais importante a se destacar é que, sob a administração de Luiz Alberto Mattos, o Hospital das Clínicas da UFPE tem respondido, de maneira resolutiva, às demandas de saúde da população pernambucana, sobretudo no cenário da pandemia, ao mesmo tempo em que tem garantido o exercício da vocação do HC na formação de profissionais de saúde de alta qualificação e na realização de pesquisas”, afirma o parlamentar, na justificativa da Resolução 1831/2021, que concede o título.

Luiz Alberto Reis Mattos Junior foi chefe da Unidade de Oncologia e Hematologia do HC de dezembro de 2013 até abril de 2020. É fundador e preceptor da primeira Residência Médica em Cancerologia Clínica do HC e membro-fundador do Comitê de Ética em Pesquisa do HC. É pesquisador no Instituto Keizo Asami (iLika), do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit) e do Departamento de Genética da UFPE. Coordena a disciplina Oncologia Básica Aplicada à Clínica para a graduação médica da UFPE.

Foi superintendente do HC, onde promoveu a integração do hospital com vários centros acadêmicos da UFPE em projetos de ensino e pesquisa, além de ter liderado a equipe que promove a participação do hospital em redes de pesquisa e desenvolvimento na área de inovação em parceria com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. É membro efetivo da Comissão de Ética Médica do HC.

Data da última modificação: 12/09/2022, 15:09