Notícias Notícias

Voltar

Congresso reúne autoridades do governo federal e do Nordeste em debate sobre telecom e internet no Recife

Inovatic Nordeste 2022 está com inscrições abertas e ocorre de 21 a 23 deste mês

A expansão da banda larga e o apoio ao desenvolvimento das operadoras regionais (ISPs para levar internet a mais pessoas) são os pilares do Inovatic, evento que irá reunir formuladores de políticas públicas estaduais e importantes players do mercado para discutirem soluções tecnológicas e políticas. O congresso, que é gratuito, acontece de 21 a 23 deste mês, no MV Empresarial, no bairro da Imbiribeira. A expectativa é reunir mais de 500 participantes nos três dias do evento.

O evento trará para Pernambuco representantes das agências reguladoras e governos federal e executivos das principais empresas de telecomunicações, que vão debater sobre as soluções tecnológicas para o setor e as políticas para expansão da banda larga no Nordeste. Durante os três dias, serão realizados painéis e mesas redondas com os especialistas. Em paralelo à programação de painéis e debates, haverá estandes apresentando produtos, serviços e os últimos lançamentos das empresas do setor.

O primeiro dia do evento será dedicado aos temas ligados às opções de financiamento público e privado para as ISPs, ampliação da oferta de internet para mais pessoas, bem como alternativas de conexão. Estarão presentes autoridades da Anatel, Finep e BNDES, que apresentarão as fontes de financiamento público disponíveis nesses dois agentes de fomento. Ainda no dia 21, será apresentado o projeto Cinturão Digital, iniciativa que leva internet para todos os municípios do Ceará. Outro estado que irá mostrar suas ações será o Piauí, que, através de uma parceria Público-Privada - PPP, já conectou quase 200 cidades piauienses.

No dia 22, as discussões têm como tema principal o incentivo da Anatel no impulsionamento e diversificação da oferta de serviços móveis por mais players de mercado, especialmente as operadoras regionais. Nessa linha, outro painel importante será sobre “rede neutra”, que vem sendo apontada como uma grande alternativa para a expansão dos serviços de telecomunicação. Trata-se de um modelo que permite que diversas operadoras atuem com uma mesma infraestrutura, tal como já ocorre com o compartilhamento de torres de telefonia.

No último dia do evento, o destaque fica por conta das políticas de sustentabilidade ambiental na agenda do setor. Tanto as grandes operadoras quanto as ISPs vêm cada vez mais adotando práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Tais ações são fundamentais para que as empresas possam fazer parte do movimento de expansão dos negócios, através de fusões e aquisições.

Data da última modificação: 16/09/2022, 15:56