Com o retorno das atividades acadêmicas, estudantes são acolhidos hoje (28) pela manhã

O momento contou com a distribuição de panfletos de boas-vindas

As aulas do semestre letivo 2022.2 tiveram início na manhã de hoje (28). Para recepcionar os estudantes e docentes, a UFPE promoveu uma acolhida na entrada do Campus Recife. O movimento contou com a distribuição de panfletos para desejar as boas-vindas e começou por volta das 7h. A tradicional Aula Magna será realizada apenas em fevereiro de 2023. A acolhida foi conduzida pelo reitor Alfredo Gomes e integrantes da equipe de gestão.

O reitor destacou sua alegria em receber a comunidade estudantil, os professores e técnicos neste retorno às atividades acadêmicas. “É um momento de reencontro, de alegria e nós ficamos felizes em retomar esse semestre com uma expectativa muito positiva, um esperançar no olho e no coração”, relatou.

Fotos: Raul Holanda

Equipe de gestão recepcionou estudantes no Campus Recife

“Nós estamos recepcionando os estudantes aqui na entrada do Campus Recife e a ideia do dia de hoje é fazer esse momento inicial de acolhida, entregando um cartão de boas-vindas, onde os estudantes vão ter acesso a um QR Code com o Manual dos Estudantes e a seguinte mensagem: ‘Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! (Paulo Freire)’”, explicou a pró-reitora de Graduação, Magna do Carmo Silva. A coordenadora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE, Juliana Souza Oliveira, apontou a significância em fazer com que a comunidade acadêmica se sinta acolhida pela instituição.

Durante a manhã, houve uma atividade promovida pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) para receber os universitários na Concha Acústica Paulo Freire. Além disso, em cada centro também ocorreram momentos específicos de acolhida promovidos pelos Núcleos de Estudos e Assessoria Pedagógica (Neaps); DAs (Diretórios Acadêmicos), docentes, gestores e técnicos em geral.

Reitor destacou alegria em receber novos alunos

Alguns estudantes relataram as suas experiências durante a acolhida, bem como as expectativas apresentadas para o retorno das aulas. “Eu espero um semestre bem rico em conhecimento e aprendizado, depois que a gente voltou para o presencial, estamos colhendo bons frutos no geral”, afirmou José Severo. Enquanto isso, Renata Barreto complementou: “Achei ótima a iniciativa do reitor de dar as boas-vindas para a gente. É importante esse primeiro contato, principalmente com os novatos. Também espero um semestre leve, com bastante conhecimento. Que seja de muito aprendizado, estou ansiosa”. Ambos são estudantes do 5ª período do curso de Fisioterapia.

O veterano do curso de Medicina Rômulo Nunes evidenciou a relevância do acolhimento realizado na entrada do campus. “Recebi o panfleto de Alfredo, o reitor. Também achei legal a iniciativa de fornecer o Manual do Estudante, disse o graduando. Por outro lado, Rafael da Silva Vieira, calouro do curso de Ciências Biológicas - Bacharelado, relatou o entusiasmo em ingressar na vida acadêmica: “Estou muito animado, espero que alcance as minhas expectativas e que dê tudo certo”.

Gestores farão visitas aos centros acadêmicos a partir de amanhã

A partir de amanhã (29), a equipe de gestão irá percorrer os centros acadêmicos do Campus Recife. Na quarta-feira (30), o movimento de acolhida será realizado nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru.

Data da última modificação: 29/11/2022, 14:10