Com encenação gratuita, peça de biodrama encerra atividades de 2022 do Terça em Cena na UFPE

“Travessia de Vida, Outro Exemplo”, do Grupo O Tabuleiro de Teatro, será exibida amanhã (20)

Da assessoria do espetáculo

Um menino organiza seu quarto e se reencontra com várias memórias, algumas delas por muito tempo escondidas. Um artista reflete sobre sua profissão e a própria essência do fazer artístico, temendo por seu futuro em um país mergulhado no desprezo à cultura. Três tempos, passado, presente e futuro se encontram na encenação de “Travessia de Vida, Outro Exemplo”, montagem do Grupo O Tabuleiro de Teatro que encerra as atividades de 2022 do projeto Terça em Cena. A peça ganha apresentação única e gratuita amanhã (20), às 19h, no Teatro Milton Baccarelli, no Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE. No dia seguinte (21), o grupo oferecerá uma oficina sobre biodrama.

O espetáculo tem a direção assinada por Felipe Vidal e parte das experiências reais do ator e dramaturgo Lucas Carvalho, autor e protagonista do texto. Calcado no biodrama, quando as vivências biográficas de pessoas vivas constroem a dramaturgia, o trabalho propõe uma reflexão sobre questões geracionais, do processo de amadurecimento. Também se coloca como uma ode aos esforços e resistência dos profissionais da arte, mesmo diante do desmonte das políticas públicas para a área e a perseguição contra os artistas. O realismo dá o tom da encenação, mas a atmosfera por vezes é interrompida pela ludicidade, seguindo as proposições do ícone do teatro Jerzy Grotowski.

Foto: Ythalla Maraysa/Divulgação

O espetáculo tem a direção assinada por Felipe Vidal

Na quarta-feira (21), às 19h o grupo ministrará no Teatro Milton Baccarelli, a oficina “A autoescrita, o biodrama e a Volplochénie”, uma atividade prática-pedagógica, voltada para a sensibilização para a escrita sobre si. Através de exercícios, a oficina tem como objetivo apresentar ferramentas para que os participantes possam trabalhar em cena suas histórias, a partir dos princípios de Voploschénie (corporificação) de Constantin Stanislavski. As inscrições para a oficina podem ser feitas a partir da segunda-feira, 19, através do link disponibilizado no Instagram do Terça em Cena. Serão ofertadas 20 vagas.

TERÇA EM CENA - Projeto de extensão realizado em parceria com o Festival de Teatro do Agreste - Feteag, o “Terça em Cena” teve sua primeira edição em 2019, por iniciativa dos estudantes, e teve uma edição on-line, em 2021, por conta da pandemia. E são os discentes a força motriz da ação, com participação em todas as áreas (coordenação, produção, mediação, comitê curatorial e comunicação), cuja dinâmica remete a um minifestival. Em 2022, retornou em maio, com programação definida a partir de um edital no Instagram do projeto @tercaemcenaufpe, aberto para grupos e artistas vinculados ou não à UFPE.

Todos os projetos selecionados passaram pelo crivo de uma equipe multidisciplinar formada por 20 pessoas, entre alunos e egressos do curso de Licenciatura em Teatro da UFPE, professores e artistas da cena pernambucana. Além de se apresentarem, os artistas oferecem para um número limitado de pessoas uma oficina. Ao final de cada peça, também haverá uma mediação para se conversar sobre a obra assistida. O objetivo do projeto é investir na formação de público, além de estreitar os laços da sociedade com a universidade.

Por isso, todas as apresentações e oficinas têm sido realizadas no Teatro Milton Baccarelli, reinaugurado em maio deste ano. O equipamento, além de um importante palco para a cidade, também é um espaço de aprendizagem, onde são realizadas várias atividades práticas do curso. Os discentes e professores desejam que o equipamento seja cada vez mais apropriado pela população e tenha sua potência ativada pelos artistas e pelo público.

Espetáculo “Travessia de Vida, Outro Exemplo”, do Grupo Tabuleiro de Teatro
Dia 20/12 (terça-feira), às 19h
Teatro Milton Baccarelli (no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, na Várzea)
Gratuito, com ingressos distribuídos 1h antes da apresentação