CNPq aprova cinco novos INCTs a serem coordenados por professores da UFPE

Resultado preliminar foi divulgado na sexta-feira (25)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), divulgou, na sexta-feira (25), o resultado preliminar dos projetos aprovados para receberem recursos para implementação de novos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) na UFPE. Dentre os aprovados estão cinco novos INCTs a serem coordenados por professores da Universidade: Antônio Azevedo da Costa, do Departamento de Física; Helen Jamil Khoury, do Departamento de Energia Nuclear; José Lamartine Soares Sobrinho; do Departamento de Farmácia; Suzana Maria Montenegro; do Departamento de Engenharia Civil; e Teresa Bernarda Ludermir, do Centro de Informática. Os INCTs estão previstos para receber os recursos no final deste ano e começarem as pesquisas no início do ano que vem.

Segundo o pró-reitor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi) da UFPE, Pedro Carelli, os INCTs estão entre os principais projetos estratégicos financiados pelo CNPq. “Neste edital, são aportados até R$ 7 milhões por projeto. O objetivo é estruturar redes nacionais de pesquisa de alta relevância, envolvendo no mínimo três instituições para cada projeto”, explica o pró-reitor.

O professor Antônio Azevedo vai coordenar o INCT de Spintrônica e Nanoestruturas Magnéticas Avançadas (INCT SpinNanoMag), tendo entre 50 a 60 pesquisadores espalhados pelo Brasil inteiro, e com a Petrobras dentre um dos principais parceiros. Serão estudadas as propriedades de spin que se manifestam majoritariamente em estruturas bidimensionais, sejam elas camadas atômicas ou interfaces que se formam em heteroestruturas. “Dentro do instituto, uniremos grupos de pesquisas brasileiros que atuam de maneira isolada no tema, unindo de forma sinérgica nossas expertises para que nos posicionemos competitivamente no cenário internacional. Os INCTs têm uma importância nacional porque premiam grupos que estejam na vanguarda das pesquisas e da ciência. Isso traz uma visibilidade para a universidade, mostrando a UFPE do ponto de vista estratégico”, destaca ele.

A professora Teresa Ludermir vai coordenar o INCT de Inteligência Artificial (IAIA), para realizar investigações acerca de como prover as máquinas com a capacidade de apresentar um comportamento inteligente, como a de aprender a realizar tarefas a partir de exemplos. O problema geral a ser abordado pelo IAIA será o desenvolvimento de novas técnicas e algoritmos que avancem internacionalmente a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na área de IA.

A professora Suzana Montenegro vai coordenar o INCT Observatório Nacional de Segurança Hídrica e Gestão Adaptativa, para pesquisar eventos hídricos extremos, com parceiros no Brasil todo, e fora do país, como na Alemanha e França. A professora Helen Khoury será a responsável pela coordenação do INCT em Instrumentação Nuclear e Aplicações na Indústria e Saúde (INAIS).

E o professor José Lamartine ficará na coordenação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Positiva do Complexo Industrial da Saúde Brasileiro 4.0 (INCT – TEC.CIS 4.0), objetivando desenvolver novas tecnologias e produtos pela aplicação de tecnologias profundas dentro da área de biotecnologia, nanotecnologia, ciências farmacêuticas e de materiais, robótica aplicada à saúde e manufatura aditiva, por meio de processos sustentáveis, emprego de métodos alternativos ao uso animal, não poluentes e de baixo consumo energético, gerando materiais avançados para saúde genuinamente brasileiros.

Data da última modificação: 28/11/2022, 10:53