Notícias Notícias

Voltar

CIn oferece quatro cursos de especialização para novos alunos com possibilidade de bolsas de pesquisa

Dos cursos, três são na área de tecnologia veicular e um na área de engenharia de software para teste

O Centro de Informática (CIn) da UFPE está com inscrições abertas para quatro turmas de cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). Três na área de tecnologia veicular, em parceria com Stellantis e Facepe, e uma na área de engenharia de software para análise de testes, em cooperação com a Motorola. Os programas seguem o modelo Residência Tecnológica, em que os estudantes têm aulas teóricas e práticas para desenvolver soluções voltadas às necessidades reais do ambiente das empresas.

Para a formação de profissionais para a indústria automotiva, o CIn, junto à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e à Stellantis, uma das maiores fabricantes mundiais de veículos, lançou edital para seguintes especializações: Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls), Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration) e, a novidade desta segunda edição, é a abertura de uma especialização em Desenvolvimento de Software para o Setor Automotivo (Software).

Essa é também uma iniciativa do Locus de Inovação no setor automotivo em Pernambuco e a estimativa é que os cursos terão início em 3 de abril, com duração de seis meses. Ao todo, são 60 vagas sendo 30 com bolsas ofertadas para os primeiros colocados em cada linha de atuação, que receberão um total de R$ 21 mil reais por seis meses de formação. As inscrições seguem abertas até às 14h do dia 12 de março. Os interessados podem conferir todas as informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma no edital. 

A quarta turma em aberto será a 25ª edição do Curso de Residência em Software com Ênfase em Análise de Testes do CIn em parceria com a Motorola. O programa tem como objetivo principal incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares.

Serão selecionados 26 alunos no total, sendo 20 com bolsas de estudos no valor de R$ 2,8 mil mensais e seis alunos sem bolsa. O período de realização do curso será entre 20 de março de 2023 e 29 de março de 2024. As listas com os pré-selecionados e o resultado final da seleção serão divulgadas no site do CIn. O período de inscrição foi prorrogado e segue aberto até o próximo domingo (26), através deste formulário. 

O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O centro coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência, da sociedade e do mercado. 

Data da última modificação: 24/02/2023, 15:58