Notícias Notícias

Voltar

Antropóloga Maria Emília Pacheco fala sobre o aumento da fome que assola o país no Giro Nordeste de hoje (1º)

Mais de 33 milhões de brasileiros convivem no dia a dia com a falta de comida no Brasil, de acordo com pesquisa divulgada no mês passado pela Rede Penssan

O programa Giro Nordeste, exibido hoje (1º), às 20h30, na TVU, canal 11.1, recebe a antropóloga Maria Emília Pacheco para discutir sobre o aumento da fome no Brasil, grave problema social que atinge 33,1 milhões de brasileiros, conforme levantamento divulgado no início de junho pela Rede Penssan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional).

Primeira mulher a presidir o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) entre os anos de 2012 e 2016, Maria Emília Pacheco atualmente assessora a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). Na entrevista, a antropóloga reflete sobre a produção de alimentos no país, a inflação, o uso de agrotóxicos, a agricultura familiar, a alimentação escolar, a desvalorização do salário mínimo e a falta de estoque de alimentos básicos, entre outros assuntos.

Para a assessora da Fase, “não é a pandemia que provocou a fome. A fome já vinha exatamente por algumas medidas que são contra assegurar o direito humano à alimentação adequada”. Maria Emília relembra situações dos últimos anos que afetaram o aumento da fome no país: “Nós não tivemos um processo de valorização do salário mínimo. O desemprego cresceu e cresce assustadoramente.” A antropóloga avalia que “é preciso relacionar políticas emergenciais com políticas estruturais. Nós não vamos garantir a superação da fome e alimentação saudável no Brasil se não enfrentarmos uma questão que vem crescendo, que é a financeirização da terra, a privatização da natureza”.

Produzido pela TVE Bahia, conta com a participação do comunicador Josimar Parahyba, da TVU, na bancada virtual.

 

Data da última modificação: 01/07/2022, 14:12