Portaria Normativa estabelece acesso às plataformas institucionais da UFPE para Tutores, Coordenadores e Assistentes EAD

O documento entra em vigor no dia 1º de dezembro e é um marco para o Ensino a Distância da UFPE

Pela primeira vez em 13 anos, a Universidade Federal de Pernambuco, através da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) juntamente com a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE, estabeleceu na última quinta-feira (18), a Portaria Normativa nº 26/2021, que dispõe sobre o acesso às plataformas institucionais aos Tutores, Coordenadores e Assistentes à docência dos cursos EAD, não integrantes do quadro de pessoal da UFPE, que atuam nos cursos UAB no âmbito da Universidade.

Considerando o disposto na Lei nº 11.273/2006, na Portaria nº 183/2016 da CAPES e na Portaria CAPES nº 102/2019 que disciplinam o sistema UAB; e a necessidade de desenvolver, administrar, coordenar, supervisionar, assessorar e fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão na área de educação a distância e digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFPE, os usuários vão ter acesso, durante o exercício das funções, às plataformas institucionais de e-mail vinculado ao domínio da UFPE, ao AVA, e à base de dados e sistemas institucionais necessários à execução das atividades do programa UAB.

Para o secretário geral da SPREAD, professor Alberto Poza, a Portaria é um marco no Ensino a Distância da UFPE. “Pela primeira vez em 13 anos, dá a possibilidade de os tutores e professores externos UAB acessarem aos e-mails e plataformas da Universidade durante o período de colaboração, cumprindo os objetivos e as metas no aprimoramento da qualidade de ensino das graduações e pós-graduações a distância do programa UAB, no que facilita a interface aluno-tutor-professor, bem como aprofundando no uso das TICs digitais, conseguindo sucesso, com a aprovação e a titulação dos alunos, e evitando a evasão dos cursos EAD”, destacou.

A assistente à docência do Polo Pesqueira, Águeda Rosane Barros, enfatiza a importância da Portaria para as atividades do Polo. "Ficamos muito felizes com a notícia, pois com o distanciamento devido à pandemia, tivemos pouco acesso aos alunos das turmas iniciantes por terem feito matrículas onlines. A coordenação do Polo Pesqueira ficou muito apreensiva, sem condições de atuar com as ações de evitar a evasão que são frequentes no início dos cursos e com essa portaria, vamos trabalhar juntos e, consequentemente, teremos mais sucesso", pontuou.

A Portaria Normativa entra em vigor a partir do dia 1º de dezembro de 2021.

Coordenação SPREAD: spread@ufpe.br
Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE