Destaques Destaques

Voltar

Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPE é o novo coordenador nacional do Forplad

O fórum tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das Ifes

Pró-reitor da Proplan, Thiago Galvão, no Forplad

O pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) da UFPE, Thiago Galvão, é o novo coordenador nacional do Fórum dos Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). Ele tomou posse no dia 23 de novembro, durante o IV fórum do ano, realizado em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Thiago Galvão substitui o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional na Universidade Federal de Alfenas, Tomás Dias Sant´Ana. O mandato é de dois anos.

“É um desafio grande, mas eu acho que é fruto do que a gente vem conseguindo mostrar de compromisso com as universidades e com o Fórum, na busca de universidades públicas, gratuitas e de qualidade”, afirmou Thiago Galvão. O Forplad tem o objetivo de estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).

O fórum tem caráter permanente e reúne os pró-reitores de planejamento, de administração e ocupantes de cargos equivalentes das Ifes. O Forplad é composto por 63 Ifes, com mais de cem representantes das instituições. O fórum se reúne, ordinariamente, quatro vezes ao ano. As reuniões são volantes, em diferentes universidades do país, com o intuito de conhecer localmente a realidade das instituições.

Sobre o mandato, Thiago destacou a importância de aproximar as universidades das demandas sociais. “A expectativa é cada vez mais reafirmar a relevância das universidades nesse papel social que elas têm: de prestar serviços de qualidade nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Precisamos fortalecer as parcerias com os municípios e estados, na formulação de políticas públicas mais eficientes, ampliando assim o campo de atuação dos docentes e alunos das universidades. E principalmente buscar o diálogo com o Ministério da Educação no intuito de ampliar os orçamentos das universidades. Tudo isso passa pelo desenvolvimento de projetos que mostrem cada vez mais o potencial das universidades para atender a demanda da sociedade”, afirmou.

A pró-reitora de Gestão Administrativa (Progest) da UFPE, Paula Albuquerque, foi escolhida para continuar no cargo de vice-coordenadora da regional Nordeste do Forplad. Ela destacou a importância da eleição de Thiago para a coordenação nacional do fórum e enfatizou o papel do trabalho conjunto. “A nossa expectativa é continuar trabalhando junto com os colegas da regional Nordeste em prol da manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade. É um orgulho muito grande para a regional Nordeste que o coordenador nacional do Forplad tenha saído do nosso grupo”, afirmou.

Data da última modificação: 28/12/2017, 10:57