Notícias Notícias

Voltar

UFPE ofertará 4.800 vagas do curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

Novo curso de extensão será disponibilizado pelo Sistema UAB

 

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi contemplada com 4.800 vagas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o curso de extensão na temática de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Este curso de aperfeiçoamento, voltado para professores da Educação Básica, será realizado em 3 meses, totalizando 180 horas, e está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para iniciar a oferta do curso disponibilizado através do sistema UAB em todo o território nacional, a Diretoria de Educação a Distância (DED/CAPES) e a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (DIPERQ) do MEC selecionaram um grupo de Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), incluindo a UFPE. Em 24 de julho, o coordenador-geral da UAB UFPE, professor Francisco Kennedy, participou de uma reunião on-line para esclarecer dúvidas sobre o processo de oferta, onde foram apresentados o projeto pedagógico do curso (SEI nº 2373355) e o planejamento financeiro e acadêmico. O encontro foi organizado pela DED/CAPES em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC) e contou com a presença de coordenadores UAB de várias IPES. 

A UAB UFPE tem trabalhado para contribuir significativamente para a formação de profissionais capacitados a promover a inclusão educacional, refletindo o compromisso com a educação de qualidade e acessível a todos. 

“Participar de mais uma ação que alinha a educação a distância como vertente para formação e qualificação dos professores sempre é uma felicidade. A Coordenação da UAB na UFPE vê com entusiasmo sua participação no projeto piloto e alia-se à principal missão da DED/CAPES e SECADI para contribuir com o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva coordenado pelo MEC. Agora internamente, vamos nos articular com as diretorias e colegiados para o planejamento e operacionalização do curso de modo que nos próximos meses publiquemos para a comunidade os editais com todas as informações”, pontua o coordenador-geral Francisco Kennedy.
 
Mais informações
Coordenação-Geral UAB UFPE: coord.uab.ead@ufpe.br

 

 

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Imagem: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EAD UFPE
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead

 

Data da última modificação: 29/07/2024, 11:54