Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Teses de doutorado serão defendidas na manhã desta segunda (11) no CIn

“Algoritmos Rápidos para Rotulação de Componentes Conexos Utilizando Blocos 2x2” é o título de uma das teses

Duas teses de doutorado serão defendidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE na segunda-feira (11). Desenvolvida pelo aluno Diêgo João Costa Santiago, a tese “Algoritmos Rápidos para Rotulação de Componentes Conexos Utilizando Blocos 2x2” será defendida, a partir das 8h, no auditório do Centro de Informática. O trabalho foi orientado pelos professores Tsang Ing Ren e George Darmiton da Cunha Cavalcanti. A banca examinadora contará com os professores Silvio de Barros Melo (CIn/UFPE), Ricardo Martins de Abreu Silva (CIn/UFPE), Roberto de Alencar Lotufo (FEEC/Unicamp), Hae Yong Kim (PSI/USP) e Ricardo Guerra Marroquim (COPPE /UFRJ). 

Às 14h, será a vez de Marília Eutímia de Souza Oliveira apresentar sua tese “Modelo de Referência para Plataformas de Telessaúde”, que foi orientada pelos professores Ricardo Massa Ferreira Lima (orientador) e Magdala de Araújo Novaes (Medicina Clínica/UFPE), coorientadora, no auditório do CIn.

A banca examinadora será formada pelos professores Alexandre Marcos Lins de Vasconcelos (UFPE/Centro de Informática), Juliano Manabu Iyoda (UFPE/Centro de Informática), Juliana Pereira de Souza Zinader (UFG/Instituto de Informática), Carlos André Aita Schmitz (UFRGS/Departamento de Assistência e Orientação Profissional) e Alexandre Savaris (Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina.) 

Resumo 1

Rotulação de componentes conexos é uma operação fundamental de processamento de imagens, assim como convolução e cálculo de histograma. Entretanto, visto que o rótulo final de um pixel depende do rótulo final de todos os seus vizinhos, os algoritmos de rotulação de componentes conexos são necessariamente composto de operações sequenciais, e, portanto, podem ser lentos. Por esse motivo, novos algoritmos são propostos nesta tese com o objetivo de reduzir o tempo de execução dessa tarefa. Rotular blocos 2x2 é uma estratégia bastante eficiente visto que é o maior bloco em que todos os pixels estão conectados entre si. No entanto, surgiram novas abordagens eficientes, tais como utilização de máquinas de estados, rotulação relativa e meio passo. Esta tese propõe novos algoritmos para rotulação de blocos 2x2 através da aplicação dessas abordagens. Além disso, duas novas abordagens, código de vizinhos e código de máscara, são propostas neste trabalho a fim de diminuir o número de condicionais e amenizar o caráter sequencial dessa operação.

Resumo 2

Objetivo: Definir um modelo de referência para plataformas de telessaúde, identificando um conjunto de requisitos recomendáveis para os sistemas de registro eletrônico de saúde (S-RES) utilizados no âmbito dos serviços ofertados no Programa Telessaúde Brasil Redes. Contexto: A telessaúde é uma estratégia para ampliação da oferta dos serviços de saúde à população, a partir do uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para oferta de serviços de saúde a distância. No Brasil, o Ministério da Saúde, a partir do Programa Telessaúde Brasil Redes, oferta os serviços de Teleconsultoria e Telediagnóstico, fazendo uso de S-RE, convencionalmente denominados plataformas de telessaúde, para o registro e compartilhamento de informações de pacientes entre os profissionais de saúde, distribuídos no território brasileiro. Por outro lado, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o Conselho Federal de Medicina criaram a Certificação SBIS-CFM, que define requisitos de segurança, estrutura e funcionalidades para estes sistemas. Entretanto, ainda não há na Certificação SBIS-CFM a definição de requisitos que considerem a prática da telessaúde. Assim como não há, dentre os sistemas que já possuem a certificação, S-RES voltados para esta finalidade. Metodologia: Realizar uma revisão sistemática da literatura para explorar a descrição de requisitos, características ou necessidades observadas como importantes para sistemas ou aplicativos utilizados em serviços de telessaúde. Analisar um conjunto de normas e programas de certificação para S-RES, assim como legislação vigente no Brasil aplicada ao tema, também buscando requisitos que se relacionem com a prática de telessaúde. Realizar um estudo de caso do Programa Telessaúde Brasil Redes, analisando os processos de negócio dos serviços de telessaúde ofertados e mapear o conjunto de requisitos aplicáveis aos processos. Por fim, submeter o modelo de referência proposto para análise de especialistas nas áreas de telessaúde e certificação de S-RES. Resultados: Modelo de referência para plataformas de telessaúde, baseado na análise qualitativa dos desafios e soluções descritos na literatura, nas exigências da legislação brasileira e em requisitos e padrões já descritos em programas de certificação para S-RES. Possíveis limitações: é provável que existam normas e programas de certificação para S-RES que não estejam publicados em estudos científicos e, desta forma, ficaram fora do alcance da pesquisa.

Data da última modificação: 07/03/2019, 14:35