Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Propad promove defesa de tese na quinta-feira (30)

O trabalho é de autoria de Luana Alexandre Silva e foi orientado pelo professor Fernando Gomes de Paiva Junior

O Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE promove defesa de tese de doutorado da aluna Luana Alexandre Silva, na quinta-feira (30), às 9h. O projeto tem como título “A construção de valores culturais nas ações públicas de fomento ao turismo criativo: um olhar para o movimento de articulação discursiva” e teve a orientação do professor Fernando Gomes de Paiva Junior, da UFPE.

Além do orientador, a banca será composta pelos professores examinadores Henrique César Múzzio de Paiva Barroso (UFPE); Eduardo Paes Barreto Davel (UFBA); Lénia Marques (EUR); Magnus Emmendoerfer (UFV); Carla Regina Pasa Gómez (UFPE) e José Roberto Ferreira Guerra (UFPE).

A apresentação acontecerá de forma remota, por meio da plataforma Google Meet, e os interessados em assistir devem entrar em contato com a aluna. É recomendado que se entre na sala virtual com o microfone e câmera desligados.

Resumo

A promoção do turismo criativo tem se estabelecido como parte das políticas públicas adotadas para fomentar a economia criativa nos territórios de destino turístico. Ao serem valorizadas as práticas criativas e culturais particulares de uma região por meio de envolvimento ativo entre os participantes, essa abordagem de turismo cultural se apresenta como modalidade favorável ao desenvolvimento sustentável daquela localidade. A Organização das Nações Unidas busca a sustentabilidade ao reunir, na Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), destinados a orientar os formuladores de políticas públicas em prol de parâmetros econômicos, sociais e ambientais. O propósito deste estudo é compreender o modo como determinadas políticas públicas de fomento ao turismo criativo se alinham com o ODS n° 11, que propõe a construção de cidades e comunidades sustentáveis. O estudo de caso único foi realizado a partir da pesquisa documental do Plano de Turismo Criativo instituído na cidade do Recife, Pernambuco, Brasil. Os resultados oriundos da análise de conteúdo indicam que a formulação de tal plano tende a colaborar para o alcance das metas propostas pela Agenda 2030 nos quesitos de urbanização, gestão dos territórios e valorização do patrimônio cultural e natural. A política pública proposta demanda ênfase em fatores de infraestrutura relacionados a segurança, igualdade social, habitação, inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade e proteção ao patrimônio intelectual e ambiental.

Data da última modificação: 21/06/2022, 14:12