Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas tem defesa de dissertação

A mestranda foi orientada pela professora Maria do Carmo Alves de Lima

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFPE promove a defesa da dissertação “Aril-tiossemicarbazonas: síntese, caracterização estrutural e avaliação esquistossomicida”, da aluna Renata Carlos da Silva Santos, na próxima quinta-feira (27), às 9h, no prédio das pós-graduações do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus Recife da UFPE.

A mestranda foi orientada pela professora Maria do Carmo Alves de Lima e coorientada pelos professores Luiz Carlos Alves e Fábio André Brayner dos Santos. Compõem a banca examinadora do trabalho os professores Anekécia Lauro da Silva e Tiago Bento de Oliveira, além da orientadora.

Resumo

A esquistossomose mansônica, considerada um grave problema de saúde pública, é causada por vermes tremátodas da espécie Schistosoma mansoni. A forma de tratamento dessa parasitose baseia-se principalmente na quimioterapia. O fármaco de escolha utilizado atualmente é o praziquantel, que se destaca dentre os outros agentes esquistossomicidas por ser eficaz contra todas as espécies de Schistosoma. No entanto, a utilização exclusiva do praziquantel no tratamento da esquistossomose mansônica tem ocasionado a base do desenvolvimento de uma possível resistência dos vermes do S. mansoni a essa droga, surgindo à necessidade da busca de novos fármacos. Neste contexto, estudos vêm destacando os derivados tissemicarbazonas como potenciais esquistossomicidas através da citotoxicidade e da avaliação da susceptibilidade de vermes adultos do S. mansoni mantidos in vitro. Neste trabalho, testamos a atividade esquistossomicida dos derivados tiossemicarbazonas. Os resultados obtidos pela avaliação parasitológica demonstraram uma eficácia terapêutica de 30 a 60 %, respectivamente. Por sua vez, os compostos foram avaliados quanto a sua atividade esquistossomicida in vitro, onde se utilizou doses de 100 µg/mL, 80 µg/mL, 60 µg/mL, 40 µg/mL e 20 µg/mL, a fim de observar parâmetros como atividade motora, motilidade e alterações estruturais do tegumento do parasito. Resultados satisfatórios foram obtidos com 100 % de mortalidade dos vermes adultos do S. mansoni nas doses de 60 µg/mL e 100 µg/mL no quarto dia de experimento.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
(81) 2126.7515
adm.ppgcf@ufpe.br

Data da última modificação: 20/07/2017, 13:45