Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Geociências promove defesa de dissertação sobre caracterização da esmeralda no município de Paraná (RN)

O trabalho foi orientado pela professora Sandra de Brito Barreto

O Programa de Pós-Graduação em Geociências promove a defesa da dissertação “Caracterização da Esmeralda do Município de Paraná, Estado do Rio Grande do Norte, Brasil”, do mestrando José Ferreira de Araújo Neto, a ser realizada às 14h de amanhã (8), na sala de projeções do Departamento de Geologia, localizada no 5º andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife da UFPE.

O trabalho foi orientado pela professora Sandra de Brito Barreto, com coorientação de Thais Andressa Carrino. A banca da defesa será formada pelos professores Sandra de Brito Barreto (orientadora), João Adauto de Souza Neto (PPGEOC/UFPE) e Nilson Francisquini Botelho (UnB).

Resumo

O depósito de esmeralda de Paraná (RN) está inserido no Distrito Gemológico do Extremo Sudoeste do Rio Grande do Norte, localizado na subprovíncia Rio Grande do Norte da Província Borborema. Os cristais de esmeralda ocorrem em veios quartzo-feldspáticos hospedados em flogopita xistos e actinolita-flogopita xistos ao longo da Zona de Cisalhamento Portalegre. Análises litogeoquímicas revelam que estes xistos possuem composição básica e cerca de 13-14% peso de MgO e 0,14% peso de Cr2O3. As diversas litologias associadas ao depósito foram caracterizadas por espectroscopia de refletância, balizadas por estudos petrográficos. Os xistos hospedeiros apresentam feições de absorção derivadas de vibração molecular de Mg-OH e Fe-OH na região do SWIR devido à presença de flogopita e/ou actinolita. A análise integrada de dados de campo, petrográficos e litogeoquímicos sugere uma origem metassomática para os xistos esmeraldíferos, com envolvimento de intrusões pegmatíticas como fonte fornecedora de Be e controle estrutural da mineralização fortemente relacionado à Zona de Cisalhamento Portalegre. A caracterização mineralógica da esmeralda foi realizada através de ensaios gemológicos, geoquímica elementar, espectroscopia de absorção e refletância, e análises térmicas. A esmeralda de Paraná é caracterizada por altos valores de índices de refração e birrefringência, elevada quantidade de inclusões fluidas bifásicas do tipo líquido-gás, além de inclusões sólidas minerais de mica, quartzo, feldspato potássico e plagioclásio. Análises químicas por microssonda eletrônica e LA-ICP-MS detectaram a presença de Fe e Cr como principais elementos cromóforos substituindo o Al3+ octaédrico na estrutura dos cristais. Adicionalmente, foram registrados teores substanciais de MgO, Na2O e Cs2O. As principais causas da coloração verde nestes cristais foram atribuídas às feições de absorção derivadas de transições eletrônicas no Cr3+, evidenciadas por espectroscopia de absorção na região do VNIR e corroboradas por espectroscopia de refletância. A presença de H2O Tipo I e Tipo II, especialmente H2O Tipo IIs, pôde ser registrada através de espectroscopia de absorção FTIR e demonstrada por processos de desidratação observados em análises térmicas.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Geociências
(81) 2126.8726/8902

Data da última modificação: 07/08/2018, 12:39