Agenda de defesas Agenda de defesas

Voltar

Estrutura crustal e relações tectono-magmáticas da bacia de Pernambuco é tema de defesa

Defesa será na sala de projeções do Departamento de Geologia (sala 522), no 5° andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG)

O Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realiza amanhã (14), às 10h, a defesa de tese de doutorado de José Ricardo Gonçalves Magalhães, intitulada “Estrutura crustal e relações tectono-magmáticas da bacia de Pernambuco através do processamento e modelagem de dados magnéticos, gravimétricos e sísmicos”.

Será na sala de projeções do Departamento de Geologia (sala 522), no 5° andar do edifício escolar do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG). A banca examinadora será composta pelos orientador Paulo de Barros Correia e pelos professores Mário Ferreira de Lima Filho (UFPE), Jefferson Tavares Cruz Oliveira (UFPE), Natasha Santos Gomes Stanton (UERJ) e David Lopes de Castro (UFRN). O estudante foi coorientado por José Antônio Barbosa (UFPE).

Resumo

A Bacia de Pernambuco (BPE) está localizada na margem leste do Nordeste do Brasil e abrange uma área de 20.800 km². A configuração do embasamento cristalino da (BPE) engloba unidades litoestratigráficas e zonas de cisalhamento, pertencentes a porção oriental do domínio sul da Província Borborema, formadas pela aglutinação de terrenos Proterozoicos durante o Ciclo Brasiliano. Os objetivos deste estudo incluem o mapeamento da estrutura crustal e a investigação da natureza petrológica dos domínios crustais da (BPE). Considerando que a região representa uma proeminente área de nova fronteira exploratória do setor de óleo e gás da costa brasileira, considerações acerca do potencial petrolífero também serão analisadas. Dados gravimétricos, magnéticos, topográficos/batimétricos e sísmicos foram processados e utilizados nesta pesquisa. Os mapas geofísicos permitiram identificar três setores crustais: setor A (crosta continental estirada); setor B (crosta continental afinada); setor C (crosta oceânica). As assinaturas dos filtros direcionais e da deconvolução de Euler dos dados gravimétricos e magnéticos indicaram o delineamento dos domínios geofísicos e a obtenção das orientações das estruturas geológicas do embasamento (zonas de cisalhamento com direção principal (ENE-WSW)) e da bacia (falhas normais e de transferência com direções NNE-SSW e NW-SE, respectivamente). A modelagem direta 2D dos dados magnéticos e gravimétricos aliada à interpretação sísmica e às estimativas das profundidades do embasamento magnético permitiram definir a distribuição lateral dos elementos arquiteturais dos blocos crustais do embasamento (domínios proximal, de necking, distal e oceânico) e avaliar as variações das espessuras da cobertura sedimentar e do padrão estrutural do embasamento. O limite máximo da crosta continental-oceânica (COB) está localizado a, aproximadamente, 180 km a leste da atual linha de costa. A correlação da interpretação dos dados com a atual visão da arquitetura de margens rifteadas demonstram que esta área apresenta fortes similaridades com margens do tipo intermediárias, devido as correlações das assinaturas dos dados geofísicos com aspectos tectono-magmáticos associados ao processo de distensão litosférica. A analogia com a gênese dos altos estruturais desenvolvidos na porção distal da Bacia de Santos faz com que a Bacia de Pernambuco apresente um potencial exploratório significativo.

Data da última modificação: 13/08/2019, 15:31