Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

UFPE lamenta falecimento do professor e engenheiro Jonio Lemos

Ele foi vice-reitor na gestão de 1966 a 1971 e teve destaque nas áreas de Engenharia e Matemática

A UFPE lamenta o falecimento do professor aposentado Jonio Santos Pereira de Lemos, vice-reitor da Universidade de 1966 a 1971. Jonio tinha 94 anos e morreu em casa na madrugada de sexta-feira (12).

Ele se destacou por sua colaboração na área de Engenharia como profissional e na área de Matemática aplicada à Engenharia, sendo por isso homenageado com o título de membro honorário da Academia Pernambucana de Engenharia em 2019. Teve importante participação na formação de departamentos, como os de Engenharia Nuclear, Física, Matemática. Também foi o primeiro diretor da TV Universitária, tendo participado da criação da TV no Conselho Universitário.

Para o ex-reitor Anísio Brasileiro, Jonio foi um dos mais importantes engenheiros matemáticos da história da UFPE. Além da colaboração acadêmica, Anísio enfatiza a atuação do professor durante o período de gestão no contexto da ditadura militar. “Jonio teve um papel central na defesa da democracia. Naquele período muito difícil, ele foi um dos que se destacaram na defesa dos estudantes e da democracia da UFPE”, explica.

O professor também incentivou e inspirou alunos novos engenheiros e alunos recém-formados a realizar seus doutorados no exterior. 

 
Data da última modificação: 19/02/2021, 19:05