Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Seminário de imersão “Ensino Superior mediado por tecnologias” está disponível no YouTube

Evento faz parte de uma série de ações de formação continuada voltadas para servidores da UFPE no contexto da pandemia

Quem não pôde comparecer ao seminário de imersão “Ensino Superior mediado por tecnologias” – que aconteceu na quinta-feira (13) e foi voltado para professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – pode ter acesso ao conteúdo gravado no YouTube. O evento faz parte de uma série de ações de formação continuada voltadas para servidores da UFPE no contexto da pandemia e teve como objetivo incrementar as aprendizagens dos docentes em relação ao ensino remoto. Confira a programação completa e as apresentações da manhã  e da tarde. 

Com realização das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) e de Graduação (Prograd) e da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (Spread) da UFPE, o evento contou com a participação de convidados da UFPE e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Esse investimento em formação continuada vai qualificar nossa ação como professores”, afirmou a pró-reitora Brunna Carvalho, da Progepe. Ela destacou a necessidade de formação contínua e permanente para que os servidores possam refletir sobre suas práticas.

A pró-reitora Magna do Carmo Silva, da Prograd, disse estar muito feliz com a adesão dos estudantes e docentes ao semestre letivo complementar. Estão sendo oferecidas cerca de 2,5 mil disciplinas nos três turnos, com quase 24 mil estudantes matriculados. “Não se trata de EAD, mas de ensino remoto, uma modalidade própria da pandemia”, explicou. Para ela, o seminário de imersão é uma oportunidade para criação de um espaço de aprofundamento. “É uma forma de entender melhor como se darão os processos no contexto do ensino remoto”, afirmou.

“Todos os nossos servidores têm mostrado uma empatia enorme para essa nova fase”, disse o vice-reitor Moacyr Araújo, que ressaltou a capacidade de adaptação das universidades federais. “Nossas universidades são como o sertão: você joga um pouquinho de água e dois dias depois já está tudo verde”, comparou. Já o reitor Alfredo Gomes sugeriu que o encontro dê origem a um e-book para compartilhar essa experiência com outras instituições. Para ele, o processo formativo está presente de forma transversal na UFPE. “É uma pauta fundamental, sobretudo no momento que estamos vivendo’, afirmou.

Data da última modificação: 24/08/2020, 11:39