Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Progepe reforça chamado para que os servidores aposentados e os pensionistas realizem a prova de vida até o dia 11

Aposentados e pensionistas que não realizaram prova de vida no prazo determinado tiveram o pagamento suspenso pelo Ministério da Economia

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE está reforçando o chamado para que servidores aposentados e pensionistas realizem prova de vida até o dia 11 deste mês. Desde março de 2020, a obrigatoriedade da prova de vida havia sido suspensa devido à emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. Entretanto, voltou a ser exigida quando a Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 91, de 30 de setembro de 2021, determinou a prorrogação do prazo de atualização cadastral.

Esse procedimento objetivou a comprovação de vida até 31 de dezembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não haviam realizado a referida comprovação entre janeiro de 2020 e setembro de 2021.

A Progepe já encaminhou telegrama, em setembro de 2021, para quase 900 beneficiários de aposentadoria e pensão que se encontravam com pendência de recadastramento, alertando-lhes sobre o prazo para realização da prova de vida. Entretanto, muitos ainda não atenderam essa exigência.

Em janeiro deste ano, cientes de que o quadro da pandemia tinha voltado a se agravar, a Progepe enviou o Ofício Eletrônico nº 5/2022 - Progepe ao Ministério da Economia solicitando que o prazo para realização da prova de vida fosse dilatado novamente até o fechamento da folha de pagamento de abril deste ano. No entanto, na ocasião, foi respondido que não seria possível prorrogar o prazo mencionado.

A Progepe esclarece que a prova de vida deve ser realizada em qualquer uma das agências bancárias através da qual esse público recebe seus proventos/benefícios de pensão para que seja regularizada sua situação.

Mas, como uma alternativa ao comparecimento presencial à agência bancária, é possível realizar a prova de vida digital por meio de aplicativo mobile. Os requisitos e a forma de executar o procedimento podem ser conferidos aqui. 

Além disso, se o interessado realizar o recadastramento até o dia 11 deste mês, o pagamento será restabelecido na folha de fevereiro, sendo creditado em março com os retroativos devidos.

Para o aposentado/beneficiário de pensão que se encontre acamado ou internado em unidade hospitalar, recomenda-se entrar em contato com o Núcleo de Assistência à Saúde do Servidor (Nass) para agendamento de visita técnica, que será efetuada por assistente social designado para tal situação. 

Mais informações
Nass
(81) 2126.3944/2126.8582

Data da última modificação: 04/02/2022, 16:38