Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Progepe lança pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho

O objetivo ajudar na prevenção de doenças e/ou acidentes de trabalho, além de ajudar a promover um ambiente saudável e de bem-estar no trabalho

A Diretoria de Qualidade de Vida (DQV), em nome da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe), lança a pesquisa de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A iniciativa faz parte da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho da Universidade, que tem como objetivo ajudar na prevenção de doenças (físicas ou ligadas à saúde mental) e/ou acidentes de trabalho, além de ajudar a promover um ambiente saudável e de bem-estar no trabalho.

Realizada via questionário on-line, a pesquisa avalia seis dimensões: condições de trabalho, organização no trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e crescimento profissional, elo trabalho-vida social e estilo de vida. É um questionário fácil e rápido de ser preenchido, com perguntas fechadas e abertas. Ele ficará disponível até o dia 9 de julho.

A avaliação é importante para a construção do Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, derivado da política, focado em ações. “Durante a construção da Política de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, tivemos a oportunidade de conversar amplamente com a comunidade acadêmica da UFPE e sentimos a necessidade de ampliar nosso olhar sobre esse tema. Para conseguir um diagnóstico fiel, estamos realizando a pesquisa de Avaliação da Qualidade de Vida na UFPE”, explica a coordenadora de Qualidade de Vida da DQV, professora Gabriela Gaspar.

Para compor o grupo de pesquisadores responsáveis, foram convidados professores especialistas nas áreas de Avaliação, Qualidade de Vida e Estatística. A pesquisa está aprovada pelo Comitê de Ética do Centro Acadêmico de Vitória (CAV)/UFPE.

Mais informações
qualidade.vida@ufpe.br

Data da última modificação: 07/06/2021, 18:36