Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Conselho de Administração da UFPE aprova resolução sobre o ponto eletrônico dos técnicos administrativos

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) realizou diversas reuniões de apresentação da minuta

A resolução que estabelece os critérios e as condições para a adoção do Sistema Eletrônico de Frequência que constitui o controle de assiduidade dos servidores técnico-administrativos em Educação no âmbito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi aprovada por unanimidade, ontem (8) pela manhã, em reunião do Conselho de Administração (Consad). A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) realizou diversas reuniões de apresentação da minuta da resolução em maio, com a participação tanto dos gestores quanto dos técnicos administrativos de cada área, além de realizar uma consulta pública on-line. O documento foi aprovado sem alterações e pode ser consultado no Boletim Oficial nº 87, da UFPE. 

De acordo com a pró-reitora Brunna Carvalho, a proposição está em consonância com a Constituição Federal, leis infraconstitucionais, decretos, portarias e instruções normativas que regem o serviço público em geral, e também atende a uma especificidade da UFPE. “O diferencial dessa nossa proposta é a possibilidade de o registro da frequência ser feito mediante acesso ao sistema de que a Universidade já dispõe, o SigRH, com uma senha pessoal, via computador, no próprio setor em que o servidor atua”, explica. Para a pró-reitora, o modelo apresentado, além de dar mais privacidade e celeridade ao registro do ponto, libera a instituição de despender recursos para instalação, monitoramento e manutenção dos equipamentos de aferição de jornada.

Bruna explica que a aprovação é importante por dois motivos: “O primeiro é que, com o uso da tecnologia, a gente pode ter uma maior transparência tanto para o servidor, quanto para as chefias e a universidade como um todo. O segundo é a conformidade à questão legal”, esclarece, lembrando que a opção por um sistema próprio permite que a gestão da frequência fique a cargo da própria UFPE e não do governo federal. O SigRH é um sistema integrado ao Sipac, já conhecido pela maioria dos servidores para tramitação de processos, o que deve facilitar o uso.

“Fizemos uma ampla discussão com a comunidade acadêmica, com ênfase nos técnicos administrativos, que serão impactados pela resolução”, afirma a pró-reitora, que apresentou a minuta, juntamente com sua equipe, para esclarecimento de dúvidas e recebimento de contribuições em reuniões virtuais com centros acadêmicos, núcleos, pró-reitorias e superintendências.

Para o reitor Alfredo Gomes, a resolução representa um passo muito importante na organização da instituição e vai garantir segurança para os técnicos administrativos do ponto de vista das relações de trabalho. Ele lembra que a pauta foi bastante discutida, inclusive na mesa de diálogo e negociação com os servidores técnico-administrativos que existe desde o início da gestão. "Continuamos à disposição da comunidade para aprofundar esse debate e melhorar o funcionamento administrativo, institucional e acadêmico da Universidade, de forma a atender muito bem à sociedade e a todos que frequentam a UFPE", afirma.

Data da última modificação: 10/06/2021, 16:23