Servidor em foco Servidor em foco

Voltar

Comissão Bem-Estar UFPE realiza campanha com vídeos sobre saúde mental e humanização

Objetivo é, no futuro, poder construir coletivamente uma política interna de saúde mental para a Universidade

Apresentar vídeos sobre diversas ações realizadas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para a promoção da saúde mental e do bem-estar da comunidade acadêmica e trazer profissionais convidados falando sobre várias facetas do assunto. Esse é o mote da campanha que a Comissão de Saúde Mental e Humanização (Bem-Estar UFPE) promove em seu canal do YouTube. A cada semana, uma nova ação ou tema entram na pauta. O primeiro vídeo está disponível aqui. 

A comissão é uma iniciativa de um grupo de docentes da UFPE que, ao se depararem constantemente com relatos de pessoas adoecidas na comunidade acadêmica, começaram a se questionar como poderiam transformar a Universidade num local mais humanizado e acolhedor para todos. O objetivo é, no futuro, poder construir coletivamente uma política interna de saúde mental, conforme explica a professora Viviane Louro, do Departamento de Música, coordenadora do Bem-Estar UFPE.

A professora destaca que o objetivo é tanto promover novas ações quanto fomentar as iniciativas que já existem relacionadas ao acolhimento, prevenção e acompanhamento do bem-estar da comunidade. Já foi realizada uma pesquisa para mapear os principais elementos que causam bem-estar e mal-estar (estresse e adoecimento emocional) dentro da UFPE, que obteve mais de 2,2 mil respostas de estudantes, técnicos administrativos e professores. A equipe está analisando os dados para planejar ações efetivas.

“As pessoas estão muito estressadas e adoecidas”, ressalta. “Às vezes, elas têm sintomas e não sabem nem como perceber isso, por isso vamos trazer vídeos explicativos baseados em ciência com profissionais altamente qualificados.” Fazem parte da comissão os professores Rubenilda Barbosa (Departamento de Psicologia), Ana Márcia Monteiro (Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais), Guilherme Moura (Departamento de Ciências Administrativas) e Marcelo Pelizzoli (Departamento de Filosofia).

Data da última modificação: 11/06/2021, 17:02