Voltar

Meditação pode auxiliar na correria da rotina, indica projeto Fluir com a Vida

Segundo a terapeuta ocupacional e docente Cinthia Kalyne, meditar funciona como um refúgio em tempos de crise, e também como lugar de transformação

Manter horários, hábitos, comportamentos saudáveis e uma rotina que nos proporciona sentimento de controle e segurança têm sido estratégias de enfrentamento à pandemia de Covid-19. Uma prática que pode auxiliar a enfrentar situações inesperadas e crises, favorecer a conexão consigo mesmo e potencializar a curiosidade e o destemor é a meditação. Meditar regularmente amplia nossa capacidade de focar no momento presente, de saber lidar com a intensidade do fazer exigida no dia a dia, afirma a terapeuta ocupacional e docente da UFPE Cinthia Kalyne de Almeida Alves.

“Tal prática nos leva ao encontro de um lugar de sanidade, um refúgio que também é fonte de energia e de criatividade. É um movimento atento de abertura interna à consciência, de autoconhecimento gentil e bondoso. Ajuda-nos a governar nossas vidas, sem julgamento, com amorosidade para consigo mesmo, acolhendo gentilmente nossas vulnerabilidades e, consequentemente, a de todos outros seres humanos. É um gesto em prol do bem viver”, afirma a professora.

Cinthia também destaca que meditar promove a qualidade de vida, pois a ação sincroniza corpo e mente. O silêncio e a quietude trabalhados ajudam a trazer luz à consciência, o que recarrega a energia vital existente dentro de nós. A terapeuta ressalta que, para Paulo Freire, ampliar a consciência de si também amplia a consciência do mundo, uma vez que crescem juntas e em razão direta. Produzir a si é conquistar-se. E conquistar-se é aprender.

“A prática da meditação está disponível a qualquer tempo para todos nós. Na perspectiva shambalina, propõe-se à harmonização corpo e mente-coração. A aposta é no estado de presença, seja ele mesmo utilizado para revisitar o passado ou mesmo planejar o futuro. Estar verdadeiramente presente faz toda a diferença”, pontua a terapeuta ocupacional.

A respeito do tema, o projeto de extensão Fluir com a Vida elaborou a cartilha “Dicas para uma boa prática de meditação”. O material contém instruções de como se preparar para meditar e três tipos de prática baseadas na tradição de Shambala.

Data da última modificação: 08/10/2020, 19:23