Inep recebe inscrições para o Enem 2019 até 23h59 de amanhã (17)

Para ingressar na grande maioria dos cursos de graduação da UFPE em 2020, é preciso realizar o Enem 2019 e depois acessar o Sisu no início de 2020

Com informações do Inep

Para ingressar na grande maioria dos cursos de graduação da UFPE em 2020, é preciso realizar o Enem 2019, cujas inscrições se encerram às até 23h59 de amanhã (17), horário de Brasília. O sistema de inscrição criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a 22ª edição do Exame é mais interativo e traz entre as novidades o formato de chat com orientações diretas sobre todo o processo. As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. Com as notas do Enem, o participante poderá concorrer às vagas das universidades, inclusiva a UFPE, ofertadas no sistema Sisu, edição 2020.

Para auxiliar os interessados, o Inep preparou um passo a passo da inscrição, com descrição de todas as etapas. As inscrições são feitas na Página do Participante, no site do Inep.

Pela primeira vez, inscritos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar no sistema, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear, o que lhes facilitará a participação em condições adequadas. A revista prévia em todos os lanches levados no dia de aplicação está garantida e também visa maior segurança. Na aplicação, também é novidade o espaço para rascunho no final do caderno de questões. Ele será pautado para rascunho da redação e sem pauta para os cálculos.

Haverá aplicação de prova em 1.700 municípios e em 11 mil locais em todo o Brasil. Os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, inclusive quem solicitou a isenção da taxa de inscrição. Para os pagantes, a taxa de inscrição no valor de R$ 85 deve ser paga até o dia 23 deste mês.

ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, já recebeu quase 100 milhões de inscrições. O Enem avalia o desempenho do estudante viabiliza o acesso à Educação Superior – por meio do Sisu, Prouni e instituições portuguesas – e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O Exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Data da última modificação: 16/05/2019, 15:07