UFPE regulamenta a realização do estágio de pós-doutorado na instituição

O estágio consiste no desenvolvimento de pesquisa, sob supervisão de docente ou pesquisador credenciado em programas de pós-graduação stricto sensu

A regulamentação do estágio de pós-doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está na Resolução nº 26/2021 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), publicada no Boletim Oficial do dia 30 de setembro. O documento, que entra em vigor no dia 1º de novembro, visa a institucionalizar os procedimentos e as normas para realização dessa atividade e incentivar ações de crescimento da pós-graduação.

O estágio de pós-doutorado consiste no desenvolvimento de atividades de pesquisa, sob supervisão de docente ou pesquisador credenciado em programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu da UFPE. O estágio pode incluir atividades acadêmicas de ensino em cursos de graduação e/ou de pós-graduação, além de atividades de extensão. Não serão admitidos docentes e/ou técnicos administrativos em Educação ativos da UFPE em estágio de pós-doutorado na própria instituição.

“A regulamentação dos estágios de pós-doutorado na UFPE é mais uma ação importante para o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de excelência na nossa Universidade. Estamos incentivando todos os nossos programas de pós-graduação (PPGs) a ofertarem vagas de estágio de pós-doutorado associadas às áreas de concentração e linhas de pesquisa de forma que os posdocs possam também compor o corpo docente do PPG", destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro.

A candidatura e admissão ao estágio de pós-doutorado poderá ocorrer com bolsa ou sem bolsa. Aprovada a candidatura pelo colegiado do PPG, a coordenação deverá enviar o formulário de vínculo para registro na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg). Para efeitos de certificação, o estágio de pós-doutorado terá uma duração mínima de três meses e máxima de cinco anos no total.

Ao término do período de estágio de pós-doutorado, deverá ser apresentado, no prazo máximo de 60 dias, um relatório final com as atividades realizadas e produção intelectual durante o período, que deverá ser apreciado pelo supervisor e pelo colegiado do PPG ao qual esteja vinculado. Após aprovação do relatório final de atividades, o pós-doutorando poderá solicitar à coordenação do PPG a declaração de conclusão, cuja emissão ocorrerá pela Propg.

Data da última modificação: 04/10/2021, 18:45