Realizadora de audiovisual Yane Mendes é a entrevistada do terceiro programa da série Antropológicas.doc

O terceiro programa da série Antropológicas.doc traz uma entrevista com Yane Mendes, realizadora que utiliza o audiovisual como potencializador de narrativas para denunciar e conquistar direitos negligenciados pelo Estado. Seus curtas-metragens “A live delas”, “Podia ter sido eu” e “PensaDOR” podem ser conferidos on-line. A curadoria e entrevista é realizada por Júlia Morim, Renata Mesquita, Diego Rodrigues e Alex Vailati.

“A partir do ponto de vista da favela, os filmes de Yane promovem uma reflexão sobre as relações dos sujeitos: questiona referências; apresenta o cotidiano criativo e nos impulsiona a sair do lugar e tomarmos agência na sociedade”, explica o professor Alex Vailati, do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Laboratório de Antropologia Visual (LAV).

O Antropológicas.doc é uma série do Museológicas Podcast, programa de extensão produzido por estudantes e professores da UFPE. O projeto tem fomento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e é mantido pelos grupos de pesquisa Museológicas e Curupiras, bem como pelos Laboratórios de Expografia (Expolab), de Estudos Avançados em Cultura Contemporânea (LEC), de Multimídia e pelo Observatório de Museus e Patrimônio.

Museológicas Podcast

museologicas.podcast@gmail.com