Mutirão de Urologia atende 150 homens

Cento e cinquenta homens foram atendidos no último sábado (25), durante o mutirão promovido pelo Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da UFPE, filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), dentro do cronograma de atividades do Novembro Azul, mês de conscientização da saúde integral masculina, focado, especialmente, no combate ao câncer de próstata. Durante a ação, realizada no próprio HC, os médicos analisaram o resultado do PSA e fizeram o exame de toque retal, dando os encaminhamentos necessários, e estudantes de Medicina orientaram a respeito do tema. O quantitativo de pacientes com suspeita da doença, atendidos no mutirão, ainda não foi divulgado.

Foto: Raítza Vieira

Estudantes de Medicina deram palestra sobre cuidados com a próstata

Acompanhado por vários ambulatórios do HC, o paciente Elmo Lima, 55 anos, aproveitou a oportunidade da mobilização para se consultar. “Já fiz o exame de próstata uma vez numa clínica particular, mas, diante da situação, não poderia perder a oportunidade de ter o atendimento gratuito. As pessoas têm que botar na mente que este é um procedimento médico essencial. Não tem bicho de sete cabeças algum. Muito melhor prevenir do que esperar que a doença chegue e se agrave”, comentou. O comerciário Aloísio José da Silva, 64 anos, acrescentou que esta foi uma oportunidade única para cuidar da saúde. “O atendimento foi ótimo”, pontuou.

Uma das novidades, deste ano, foi a participação de estudantes de Medicina da UFPE palestrando, após o atendimento médico. “Estes pacientes que vieram ao mutirão, fizeram um cadastro na primeira semana de novembro no Ambulatório de Urologia. Passaram por uma triagem, fizeram o exame de PSA e, no sábado, fizemos o atendimento deles. Depois do atendimento, nós encaminhamos o paciente para uma sala, onde estudantes de Medicina deram orientações a respeito do câncer de próstata, DSTs e outras dúvidas que a população tenha”, explicou o chefe do Serviço de Urologia, Fábio Vilar.

Para ele, a campanha serve para alertar a população masculina a respeito da doença, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. O mutirão contou com a participação de urologistas, médicos residentes, estudantes de Medicina de UFPE, equipe de Enfermagem e apoio administrativo.

Data da última modificação: 27/11/2017, 17:22