HC e Hemope realizam nova campanha de doação de sangue nos dias 8 e 9 deste mês

Ação é aberta ao público em geral para ajudar a melhorar o estoque do hemocentro e é organizada pelo Programa Pró-Sangue do hospital universitário

O Hospital das Clínicas da UFPE promove a sua quarta ação para captação de doação de sangue, nos dias 8 e 9 deste mês, das 9h às 12h e das 13h30 às 15h30. A ação é aberta ao público em geral e realizada em parceria com o Hemope (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco), na Unidade de Reabilitação, no térreo do HC, próximo ao Serviço de Reumatologia. O objetivo é ajudar a melhorar o estoque do hemocentro. As pessoas podem agendar a doação no formulário eletrônico.

“Nossos trabalhadores, usuários, acompanhantes e comunidade em geral sempre abraçam essa campanha de doação que realizamos em parceria com o Hemope. Nossa expectativa é termos ainda mais captações do que na edição passada em novembro (quando houve 134 doações)”, explica a assistente social Edna Barbosa, uma das organizadoras da ação.

O sangue não tem substituto, por isso campanhas de captação de doadores são sempre importantes. “O Hemope está com o estoque baixo e precisa da doação de todos que puderem. A situação atual agravada pela tragédia das chuvas em Pernambuco ressalta a necessidade maior por essa mobilização para mais doações”, completa a assistente social Renata Severo, também uma das organizadoras da ação.

A campanha de doação de sangue faz parte do Programa Pró-Sangue do HC, que atua em três eixos dentro do hospital-escola: o uso racional e seletivo de hemocomponentes, a ampliação da captação de doadores de sangue e o monitoramento dessas atividades. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

CRITÉRIOS – No Brasil, para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade (com o limite de 60 anos, se for a primeira doação realizada na vida). Essa campanha do HC com o Hemope captará doadores a partir de 18 anos, por medidas de biossegurança para evitar aglomeração, já que os menores de idade precisam da presença de um dos responsáveis no ato da doação.

Além da faixa etária indicada para doação, é preciso pesar, no mínimo, 50 kg, estar em bom estado de saúde, não ter tido gripe, resfriado ou covid-19 nos últimos 30 dias. Além disso, o doador tem que estar descansado (ter dormido, pelo menos, seis horas nas últimas 24 horas), não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não fumar (cerca de três horas antes e após a doação) e não estar em jejum. No dia da doação, é importante apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação.

Vale lembrar que a doação é segura para o doador e para a pessoa que vai receber a transfusão sanguínea, já que uma série de medidas são tomadas, como a triagem clínica da situação de saúde e hábitos de vida do candidato e testes para a detecção de doenças transmitidas pelo sangue.

Data da última modificação: 06/06/2022, 17:45