Notícias Notícias

Voltar

Estudo do HC analisa um caso raro de isquemia medular em recém-nascido

Um dos autores do estudo é o neurologista do HC Eduardo Melo, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE

O estudo científico “’Owl's eyes´ sign in acute spinal cord infarction in newborn submitted to aortoplasty” (Sinal dos ‘olhos de coruja’ em infarto espinal agudo em recém-nascido submetido a aortoplastia), desenvolvido no Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, foi publicado na revista Arquivos de Neuropsiquiatria (2022), que conta com publicações mensais que são revisadas por pares da área da Neurologia. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A pesquisa é um relato de caso que analisou o quadro clínico de isquemia medular (infarto espinal), uma condição rara, principalmente em recém-nascidos (o paciente é um bebê com menos de um mês de vida), e o sinal captado na imagem da ressonância magnética da medula espinhal dos “olhos de coruja”, que é um achado extremamente sugestivo do quadro de isquemia da medula.

“A importância do estudo está na divulgação do caso, para que a detecção de outros casos semelhantes ocorra de forma mais precoce, levando ao tratamento mais eficaz, baseado em reabilitação neurológica, com fisioterapia e terapia ocupacional”, explica o neurologista do HC Eduardo Melo, que também é professor do Centro de Ciências Médicas (CCM) da UFPE.

Além de Eduardo Melo, participaram da produção do trabalho os pesquisadores Arthur Cesário de Holanda, Mayllin Freitas Nunes e Fabíola Lys de Medeiros.

Data da última modificação: 05/01/2023, 15:24