Equipe do HC produz kits de higiene personalizados para pacientes com Covid-19 vindos de Manaus

Data em que os dez pacientes, que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense, irão chegar ainda não foi definida

A equipe do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), preparou kits de higiene personalizados, canecas e uma mensagem de apoio para os dez pacientes com Covid-19 de Manaus que serão transferidos para o Hospital das Clínicas da UFPE/Ebserh, no Recife. A data em que esses pacientes irão chegar ainda não foi definida.

Os kits de higiene contêm pasta de dente, escova, sabonete, shampoo, condicionador, pente e um estojo com o nome Recife, uma caneca com a bandeira de Pernambuco e um cartão com mensagens de boas-vindas e bandeiras de Pernambuco e Amazonas. “Não sabemos se esses pacientes irão trazer esses itens, e os familiares deles também não estarão aqui. Então, decidimos criar esses kits e entregá-los. É um gesto simbólico do nosso carinho. Queremos que eles se sintam acolhidos, em família mesmo”, afirmou a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HC, Gabriella Farias.

Desde que o HC confirmou que irá receber os pacientes de Manaus com Covid-19, que não encontram mais vagas para internação na capital amazonense, uma força-tarefa foi montada para redefinir os fluxos, reorganizar as equipes e redistribuir os leitos. Os pacientes de Manaus irão ficar internados na enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitária do HC – espaço que, em julho do ano passado, passou por requalificação estrutural para garantir mais conforto e qualidade para os pacientes e profissionais.

O Hospital das Clínicas da UFPE possui vasta experiência no tratamento de pacientes com Covid-19. De abril a dezembro de 2020, foram atendidos 403 pacientes com o novo coronavírus; foram realizadas dezenas de treinamentos e atualizações com as equipes; foi disponibilizado acesso gratuito a ferramentas que ajudam nas tomadas de decisões clínicas, além do desenvolvimento de atividades no campo do ensino, da pesquisa e da extensão. Atualmente, 58 estudos ligados à Covid-19 estão sendo feitos no hospital universitário, entre as mais de 100 pesquisas desenvolvidas pela UFPE sobre o assunto.

O HC também tem investido no teleatendimento para Covid-19: foram 2.282 teleconsultas e 3.559 teleorientações feitas por meio do Núcleo de Telessaúde da UFPE (Nutes) - unidade de saúde digital do HC. O HC é um hospital universitário de grande porte e alta complexidade, que conta com quase 3 mil profissionais, distribuídos nas áreas médica, assistencial e administrativa, além de 330 residentes.

Data da última modificação: 18/01/2021, 15:52