Notícias Notícias

Voltar

Democratização da produção acadêmica é objetivo do novo repositório digital Attena

O Attena reúne 19.061 teses e dissertações, 9.414 documentos da Memória Institucional e outros 1.059 documentos de comunidades da UFPE

Foto: Passarinho

Décio destacou que o repositório agora é um espaço multimídia e abrangente

Um espaço que integre e democratize toda a produção desenvolvida pela UFPE é o objetivo do Attena www.attena.ufpe.br  , a nova versão do repositório digital da UFPE, que foi lançado na manhã de hoje (23), no auditório 3 da Biblioteca Central, no Campus Recife da UFPE. “O Attena é uma consolidação do repositório institucional. A proposta é organizar e reunir toda a produção desenvolvida na Universidade, tanto acadêmica, científica, cultural, para que possamos disponibilizar isso tudo para o público”, explicou Susimery Vila Nova, coordenadora da equipe técnica da ferramenta.

O Attena reúne 19.061 teses e dissertações, 9.414 documentos da Memória Institucional – incluindo mais de 7 mil fotografias e outros materiais de acervos doados à Universidade – , e 1.059 documentos ligados às comunidades dos centros acadêmicos da UFPE. 

Attena reúne documentos, fotografias e outros materiais

A cerimônia de lançamento foi presidida pelo diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB), Elilson Góis, que formou a mesa de abertura do evento ao lado do pró-reitor de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação (Procit), Décio Fonseca; da diretora de Informação da Procit, Bernadette Lóscio; da coordenadora da equipe técnica do Attena, Susimery Vila Nova; e da professora Sonia Cruz Riascos, do Departamento de Ciência da Informação (DCI).

“A ideia do Attena foi transformar o repositório em um espaço do conhecimento, ao invés da visão clássica de um repositório voltado apenas para teses e dissertações. Um espaço multimídia e abrangente”, afirmou Décio Fonseca.

O diretor do SIB reforçou a importância do amplo acesso à informação: “A Universidade é universal e todo esse conhecimento tem que estar disponibilizado para todo o mundo. Nós precisamos buscar a melhor forma para que quem esteja do outro lado tenha acesso às informações”, finalizou. Após a mesa de abertura, a professora Bernadette Lóscio ministrou a palestra “Acesso Aberto ao conhecimento científico”. 

CONCEITO – O repositório institucional da UFPE foi implementado em 2014 com a missão de reunir, armazenar, preservar, divulgar e garantir acesso confiável e permanente à produção acadêmica e científica da Universidade, em um único ambiente digital. Em 2019, a UFPE lança o Attena com o objetivo de consolidar o conceito de Repositório Digital na Universidade, uma vez que se propõe como espaço de acesso aberto e organizado. 

A implantação do Attena é parte de um processo de democratização da produção acadêmica. Entre os objetivos principais está facilitar o acesso aos conteúdos disponibilizados no repositório e fazer com que a plataforma ganhe visibilidade, tanto entre a comunidade acadêmica quanto entre o público externo. 

Mais informações:
Attena - Repositório Digital da UFPE
(81) 2126.8429

attena@ufpe.br 

Data da última modificação: 23/04/2019, 14:36