Ciclo de Debates “Processos Interacionais e desinformação” discute a mentira na política

Palestras ocorrem amanhã (4), a partir das 9h

O Ciclo de Debates “Processos Interacionais e desinformação”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Paulista (Unip), em parceria com a Rádio Universitária Paulo Freire AM, será encerrado, amanhã (4), às 9h, com as palestras das professoras Raquel Recuero (UFPel, UFGRS), que vai tratar de “Desinformação e covid-19 na mídia social no Brasil”, e Diana Luz Pessoa de Barros (USP, Universidade Mackenzie), que vai falar sobre “Discurso político: interação e mentira”.

Desde o dia 21 de outubro, com um encontro semanal, o ciclo de debates vem analisando as estratégias, os principais agentes e o papel das redes sociais digitais no “mercado da desinformação”, assim como vem discutindo os fatores envolvidos na crença depositada pelas pessoas em notícias falsas ou distorcidas em todos os âmbitos, especialmente na política. Todas as palestras são transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Rádio Paulo Freire. O link para as palestras desta quinta (4) já está disponível. Basta acionar o lembrete.

Diana Luz Pessoa de Barros é uma das mais respeitadas semioticistas do Brasil. É professora titular (aposentada) do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP e professora do Centro de Comunicações e Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM.

Raquel Recuero é professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É coordenadora do Laboratório de pesquisa Midiars (Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais)

Todas as palestras do ciclo de debates, já realizadas, estão disponíveis no YouTube da Rádio Paulo Freire. São elas: “Métodos de detecção da desinformação multiplataforma”, com Fábio Malini (Ufes, Labic) “Análise de redes complexas e dinâmicas multiplataforma: casos empíricos de combate à desinformação”, com João Guilherme Santos (INCT.DD; “Verdade e Crise da Representação”, com Paulo Vaz (UFRJ) e “Verdade e crença na sociedade da desinformação”, com Geane Alzamora (UFMG).

Data da última modificação: 03/11/2021, 14:43