Artigo de professores do Departamento de Física da UFPE é publicado na Nature Physics

“Detecting the phonon spin in magnon–phonon conversion experiments” é o título do artigo publicado na Nature Physics, de autoria dos professores do Departamento de Física da UFPE Sergio Rezende, José Holanda Júnior e Antônio Azevedo da Costa. O trabalho trata sobre a detecção experimental de fônons com spin. A publicação foi realizada no dia 2 de abril deste ano.

A pesquisa foi totalmente realizada no Departamento de Física da UFPE, com financiamento de agências de apoio à pesquisa federais (CNPq, Capes e Finep) e estadual (Facepe). A equipe, liderada pelo professor Sergio Rezende, conseguiu detectar experimentalmente fônons com spin – algo parecido a uma vibração coletiva de átomos interligados (fônon) girando em torno de um eixo (spin).

A descoberta poderá ter um impacto importante na chamada “spintrônica”, tanto do ponto de vista fundamental (compreensão de fenômenos) quanto aplicado. Assim como a eletrônica utiliza a carga elétrica dos elétrons para desenvolver tecnologia, a ainda incipiente spintrônica aproveita o spin das partículas para codificar dados e armazená-los, transportá-los e decodifica-los. Nesse contexto, a evidência apresentada no artigo da Nature Physics abre possibilidades de aproveitamento dos fônons no desenvolvimento de dispositivos spintrônicos.

Mais informações:
Departamento de Física da UFPE