Notícias Notícias

Voltar

Ação educativa marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos no HC

Pacientes e acompanhantes receberam folhetos informativos nas dependências do hospital

Música, banners, cartazes e distribuição de folhetos informativos marcaram o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado hoje (27), no Hospital das Clínicas da UFPE. Os profissionais que atuam na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott) do HC realizaram, em diversos setores, ações educativas mostrando a importância do gesto solidário da doação para salvar vidas. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“É muito bom ter esse tipo de informação para que as pessoas saibam que podem ajudar as outras que precisam. Isso só faz bem para todos porque é muito bom saber que uma pessoa já falecida está ajudando as pessoas a viverem melhor. Um pedacinho da pessoa que morreu está viva em outra pessoa. Isso é muito bonito”, afirma a aposentada Maria José Tavares, que compareceu ao HC para uma consulta médica.

O HC tem a menor taxa de negativa familiar de Pernambuco na captação de córneas, graças a um trabalho de acolhimento e sensibilização que é feito com as famílias dos pacientes falecidos que têm os pré-requisitos para a doação. “Essa sensibilização é feita numa hora delicada em que acolhemos aquela família que acabou de sofrer a perda e conversamos sobre aquele momento e depois damos a ciência de que há a possibilidade de doação das córneas. A maioria concorda, doa feliz e sai daqui com a sensação de que fez o bem”, explica a técnica de enfermagem da Cihdott Ana Tércia Amaral.

As córneas devem ser captadas até seis horas após o óbito, podendo se estender até 12 horas, desde que acondicionadas em geladeira até a quarta hora pós-morte. Uma logística que depende do envolvimento de uma grande equipe, como a equipe do necrotério, que atua 24 horas por dia. “É gratificante incentivar as pessoas a pensarem num ato tão bonito como a doação. Graças à doação das córneas de uma pessoa falecida, duas ganharão a chance de voltar a enxergar”, salienta o maqueiro do HC Sávio Ricardo.

Mais de 500 córneas já foram captadas no HC. Além dessa captação, o HC realiza o transplante renal intervivos (doador vivo).

Data da última modificação: 27/09/2021, 17:56