Voltar

Câmara Municipal do Recife concede título de Cidadão do Recife a dois professores da UFPE

Luis de la Mora, do MDU, e Pierre Lucena, do Departamento de Ciências Administrativas, foram homenageados na sexta-feira (15)

Com informações da assessoria da CMR

Além do professor Luis de la Mora, que atua no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), a Câmara Municipal do Recife homenageou o professor Pierre Lucena, do Departamento de Ciências Administrativas, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na sexta-feira (15), com o Título de Cidadão do Recife. A entrega do título a Lucena ocorreu pela manhã.

Pierre Lucena Raboni é natural de São Caetano do Sul (SP) e mora no Recife há 30 anos. Ingressou na UFPE em 1990, como estudante de Administração. Fez mestrado em Economia e doutorado em Administração pela PUC/RJ. No ano de 1996, foi aprovado no concurso para docente. Já foi coordenador do curso de Administração (2008-2012) e foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) e coordenador do Núcleo de Estudos em Finanças e Investimentos (Nefi), onde orientou alunos de mestrado e doutorado.

Fotos: Câmara Municipal do Recife

Professor Pierre Lucena recebeu título na última sexta-feira (18)

Ele foi secretário-adjunto de Educação, no Governo do Estado, e chefe de gabinete do secretário de Planejamento. Também possui afinidade com a área de comunicação, sendo comentarista econômico da CBN/Recife e atuou como comentarista da TV Jornal/SBT. Ainda foi editor do blog Acerto de Contas, que teve durante sete anos mais de 15 milhões de visitantes. É especialista na área de finanças corporativas, anomalias de mercado, imóveis e economia criativa, com mais de 40 trabalhos publicados em revistas, capítulos de livros e eventos em vários países. Foi também coordenador de pesquisas no Porto Digital.

Atualmente, é o vice-presidente do Diario de Pernambuco, além de ter sido reitor do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e Diretor Acadêmico Regional da Rede Laureate, para o Estado de Pernambuco, sendo responsável pela UNIFG, FG Recife e Cedepe. Também foi professor titular da UniFG e membro do Programa de Mestrado Profissional em Inovação e Desenvolvimento. A proposta do título é de autoria do vereador André Régis (PSDB).

LA MORA – À tarde, a CMR homenageou o professor Luis de la Mora. Professor universitário, sociólogo, pesquisador do desenvolvimento urbano, militante pelo direito à cidade e à moradia, integrante fundamental de iniciativas como o Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (Prezeis), ele nasceu no México, mas, desde 1974, fez do Recife seu espaço de vida e de luta por uma cidade melhor. A iniciativa do título de Cidadão do Recife foi uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (Psol).


Professor Luis de La Mora veio do México para o Recife em 1974

Antes de vir ao Brasil, Luis de La Mora estudou Arquitetura, Filosofia e Sociologia no México e na Europa, onde participou ativamente dos levantes sociais do fim década de 1960. Veio ao Brasil para acompanhar a esposa, que precisava retornar ao país para cumprir obrigações de uma bolsa de estudos. Aqui, o professor integrou-se à UFPE, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU), onde atua mesmo já aposentado. Também se associou, a convite de então arcebispo dom Hélder Câmara, ao Instituto de Teologia do Recife, onde conheceu militantes de bairro que resistiam a processos de expulsão.

Na década de 1980, esse contexto o levou a atuar na assistência a lideranças de Zeis e à Assembleia de Bairros, além da participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano. Em 1987, foi diretor da Secretaria de Habitação de Pernambuco. Atualmente, é o representante do MDU no Fórum Prezeis, que luta pela criação de novas zonas especiais. Na UFPE, além de coordenar projetos de extensão, ensina e orienta trabalhos de pós-graduação sobre o tema da exclusão urbana – durante sua vida acadêmica, já orientou mais de 200 dissertações.

 

 

Data da última modificação: 18/06/2018, 17:14