Inep recebe inscrições para o Enem 2019 a partir de hoje (6)

Para ingressar na grande maioria dos cursos de graduação da UFPE em 2020, é preciso realizar o Enem 2019 e depois acessar o Sisu no início de 2020

Do site do Inep

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 começaram às 10h de hoje (6). O sistema de inscrição criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para a 22ª edição do Exame é mais interativo e traz entre as novidades o formato de chat com orientações diretas sobre todo o processo. Para ingressar na grande maioria dos cursos de graduação da UFPE em 2020, é preciso realizar o Enem 2019 e depois acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no início de 2020.

A interface também é mais amigável e o sistema permite upload opcional de foto do participante. Para auxiliar os interessados, o Inep preparou um passo a passo da inscrição, com descrição de todas as etapas. As inscrições ficam abertas até 23h59 do dia 17 deste mês, na Página do Participante, que pode ser acessado pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. Deve ser considerado o horário de Brasília – DF.

Pela primeira vez, inscritos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar no sistema, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear, o que lhes facilitará a participação em condições adequadas. Em relação à segurança, outra inovação fará com que, neste ano, qualquer emissão de som de aparelhos eletrônicos, ainda que desligados e guardados em envelope próprio, leve à eliminação imediata de seu portador, para coibir eventuais tentativas de fraude.

A revista prévia em todos os lanches levados no dia de aplicação está garantida e também visa maior segurança. Na aplicação, também é novidade o espaço para rascunho no final do caderno de questões. Ele será pautado para rascunho da redação e sem pauta para os cálculos.

Haverá aplicação de prova em 1.700 municípios e em 11 mil locais em todo o Brasil. Os interessados em fazer o Enem precisam se inscrever, inclusive quem solicitou a isenção da taxa de inscrição. Para os pagantes, a taxa de inscrição no valor de R$ 85 deve ser paga até 23 deste mês.

Até 17 deste mês o participante poderá atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de Língua Estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada. As provas serão aplicadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro.

SISTEMA – O Sistema Enem reúne todas as ações relacionadas ao Enem 2019, desde a solicitação de isenção, justificativa de ausência, inscrição, acesso ao cartão de confirmação da inscrição (com informação do local de prova), até o acesso aos resultados. Outro canal de informações à disposição dos participantes é o Aplicativo do Enem, que tem os dados da inscrição, cronograma e alertas, e por onde também é possível conferir o local de prova quando o cartão de confirmação for divulgado, em outubro.

Após o exame, o participante tem acesso ao gabarito e até ao resultado. Além disso, o Sistema Enem traz todo o cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova e as perguntas frequentes, que permitem ao participante acompanhar todas as etapas e informações necessárias. Na Página do Enem – Portal do Inep, o participante ainda encontra toda a legislação do Exame, as provas e gabaritos de edições anteriores, a matriz de referência, a Cartilha do Participante – Redação no Enem e outros documentos.

ENEM – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). Em 21 edições, já recebeu quase 100 milhões de inscrições. O Enem avalia o desempenho do estudante viabiliza o acesso à Educação Superior – por meio do Sisu, Prouni e instituições portuguesas – e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O Exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

Data da última modificação: 07/05/2019, 13:16